Dermatite seborreica: qual o tratamento ideal?

A dermatite seborreica é uma condição bastante comum e que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas, como algumas áreas da face, sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite seborreica afeta de 60% a 90% dos adultos no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como tratá-la através da dermatologia? Então siga a leitura!

O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele de caráter crônico, ou seja, ela tem períodos de melhora e piora dos sintomas. 

A condição não é contagiosa e também não é causada por falta de higiene. Vale ressaltar que a dermatite seborreica não é considerada uma alergia e tampouco perigosa para a saúde do paciente. 

O que causa dermatite seborreica?

Não existe um único fator para o desencadeamento da doença e as suas causas não são totalmente conhecidas.

A inflamação e descamação da pele pode ter origem genética, repassada de geração para geração ou ser desencadeada por agentes externos, como: alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. 

A dermatite seborreica também pode originar-se devido a presença do fungo Pityrosporum ovale.

Principais sintomas

Normalmente a pele encontra-se rósea e com aspecto descamativo, aparentando ressecada. 

Em adultos, na maioria dos casos acomete o couro cabeludo, porém pode aparecer em algumas áreas da face, como sobrancelhas, pálpebras, cantos do nariz, atrás das orelhas e tórax.

Em recém-nascidos, a dermatite seborreica também conhecida como crosta láctea, aparece como cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. 

A condição pode atingir diversas áreas do corpo. Normalmente, ela se forma onde a pele é mais oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax. 

Como prevenir?

Não há como prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da condição, porém, alguns cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil e a doença mais branda. 

Alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores auxiliam no tratamento e evitam crises, como: 

-Evitar banhos muito quentes;

-Enxugar-se bem antes de se vestir;

-Usar roupas que não retenham o suor, como tecidos sintéticos, que costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica;

-Controlar o estresse físico e mental e a ansiedade;

-Retirar completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça;

-Manter hábitos alimentares saudáveis;

-Evitar o tabagismo e consumo de bebida alcoólica. 

O diagnóstico da dermatite seborreica é feito por um dermatologista que irá avaliar as lesões, os locais acometidos e levar em consideração o relato do paciente.

Tratamento através da dermatologia

O tratamento é feito através do profissional dermatologista e irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas. 

Entre as medidas para tratar as crises podem estar as lavagens mais frequentes, a  interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo e evitar o uso de chapéus ou bonés.

A dermatite seborreica também pode ser tratada com o uso de xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos, com o uso de cremes e pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, com corticosteróides, dentre outras ações especificadas pelo dermatologista. 

Casos mais graves e resistentes podem ser tratados com medicamentos orais como a isotretinoina. Doenças como AIDS e Parkinson apresentam quadros mais graves e resistentes de dermatite seborreica, necessitando um tratamento diferenciado.

O tratamento varia de paciente para paciente, por isso, é importante procurar um especialista para tratar da pele. 

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com dermatite seborreica e precisa de ajuda, conte conosco! A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Clique aqui e agende uma consulta.

Compartilhar Post