Tratamento da Hiperidrose

Tratamento da hiperidrose em Florianópolis com a Clínica Scipioni. Você quer tratar o suor excessivo? Entenda tudo sobre as opções de tratamentos da hiperidrose e conte conosco para esclarecer as suas dúvidas!

Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição comum em que o paciente transpira excessivamente, até mesmo em repouso. 

Suar é normal e contribui para manter a temperatura corporal regulada. Transpirar no calor, durante a prática de atividades físicas e em outras situações específicas, como momentos de nervosismo ou medo, é completamente normal.

No entanto, suar excessivamente sem a presença de um desses fatores não é. 

A hiperidrose pode afetar o corpo todo ou apenas algumas áreas. As mais comuns são:

  • Axilas;
  • Palmas de suas mãos;
  • Solas de seus pés;
  • Rosto e peito;
  • Virilha;
  • Couro cabeludo.

Ambos os lados do corpo geralmente são afetados igualmente, por exemplo, os dois pés ou as duas mãos.

As glândulas sudoríparas da pessoa com hiperidrose são hiperfuncionantes. Isso pode acontecer por diversas causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças subjacentes.

Tipos de Hiperidrose

A condição pode ocorrer devido a uma condição de saúde subjacente ou não ter causa aparente. Entenda: 

  • Hiperidrose primária focal. Na maioria dos casos, a hiperidrose é localizada e o suor aparece nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. O paciente não sua quando dorme ou em repouso. É bastante comum e afeta cerca de 3% da população, sendo idiopática (sem causa conhecida). É mais comum na infância e adolescência.
  • Hiperidrose secundária generalizada. É causada por uma condição de saúde ou pelo efeito colateral de medicações. O paciente sua excessivamente em todas as regiões do corpo e em áreas incomuns, até mesmo durante o sono. Costuma surgir na fase adulta.  

Como diagnosticar a Hiperidrose?

O diagnóstico da causa da hiperidrose é feito com base no histórico médico, sintomas avaliados, exames físicos e laboratoriais. 

Seu médico pode solicitar exames laboratoriais como urina ou outros testes para verificar se sua transpiração é causada por outra condição médica, como hipertireoidismo ou hipoglicemia.

Há também testes que determinam a área específica da hiperidrose:

  • Teste de amido iodo. Aplica-se amido e iodo na área suada, que resulta em uma coloração azul escura. 
  • Papel teste. Usa-se um papel especial para absorver o suor. Após, esse papel é pesado e quanto mais peso apresentar, mais suor acumulou.  

Tratamentos para Hiperidrose

Se uma condição médica subjacente estiver contribuindo para o problema, deve ser tratada primeiro. Se a hiperidrose for primária, sem causa aparente, o tratamento se concentra no controle da transpiração excessiva.

Às vezes, pode ser necessário uma combinação de tratamentos. Confira: 

Antitranspirantes

O suor excessivo pode ser controlado com fortes antitranspirantes. Use apenas produtos indicados por um dermatologista. 

Iontoforese

É um procedimento que utiliza eletricidade para “desativar” temporariamente a ação das glândulas sudoríparas, mais recomendado para tratar as mãos e os pés. 

O tratamento é feito da seguinte forma: o paciente mergulha os pés e mãos na água e, em seguida, usa-se uma corrente elétrica que é gradualmente aumentada até que o paciente sinta um leve formigamento. 

Os efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer bolhas e rachaduras da pele decorrentes do tratamento.  

Toxina Botulínica tipo A é um dos tratamentos para hiperidrose

O tratamento com toxina botulínica tipo A bloqueia temporariamente os nervos que causam a transpiração e é excelente para tratar a hiperidrose axilar. 

Tem duração de em média 4 a 8 meses, dependendo das características individuais de cada paciente. Em alguns casos apresenta resultados positivos para bromidrose (odor desagradável).

Cirurgia de Simpatectomia

É uma cirurgia que consiste na remoção do nervo simpático principal, que leva o estímulo às glândulas sudoríparas. 

A Simpatectomia é mais indicada para pessoas que sofrem com hiperidrose palmar, plantar e axilar e apresenta resultados duradouros. 

No entanto, sua principal complicação é a hiperidrose compensatória, condição na qual o paciente começa a suar em outras partes do corpo. 

Adenectomia é um dos tratamentos para hiperidrose

A adenectomia é uma cirurgia relativamente simples e rápida, que pode ser feita em caráter ambulatorial e usando apenas anestesia local. 

A técnica é considerada a mais eficiente e envolve um método cirúrgico no qual cerca de 90% das glândulas que estão na região da axila são retiradas para tratar o problema “pela raiz”.

As glândulas apócrinas são responsáveis por liberar a água (suor), as proteínas e gorduras que são alvo das bactérias que agem na pele gerando o mau odor. 

Esse procedimento é o mais recomendado pelos resultados duradouros e pelo fato de que não causa o suor compensatório.

O procedimento pode ser combinado com a lipoaspiração superficial para garantir resultados mais satisfatórios e diminuir o risco de recidiva. 

Como escolher uma clínica para realizar a Adenectomia?

O tratamento da hiperidrose requer conhecimento, experiência e qualificação adequada para garantir bons resultados e a saúde do paciente. 

Nesse processo, é fundamental escolher uma boa clínica, além de se certificar que seu médico é capacitado para realizar o procedimento que você procura.

Por isso, é importante:

  • Verificar a capacitação do médico (formação acadêmica e residência em cirurgia plástica);
  • Confirmar as credenciais do cirurgião plástico (RQE e CRM);
  • Confirmar se o médico(a) é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
  • Confirmar se o médico(a) é membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia);
  • Verificar se a clínica possui uma boa estrutura;
  • Buscar depoimentos de pacientes anteriores.

Onde fazer o tratamento da Hiperidrose em Florianópolis?

Está procurando um lugar para realizar o tratamento da hiperidrose?

Toda intervenção cirúrgica deve ser feita com um cirurgião plástico especializado para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o procedimento.

A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade. 

Tratamento da hiperidrose em Florianópolis na Clínica Scipioni.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma avaliação!

Compartilhar Post