Ninfoplastia: como é feita a cirurgia íntima feminina?

A ninfoplastia, uma das cirurgias íntimas mais procuradas entre as mulheres, é responsável pela retirada do excesso dos pequenos lábios vaginais.

Geralmente, esse tipo de intervenção é procurada por quem está insatisfeita com a estética da região e sofre desconforto, tanto psicológico, quanto físico, como dores durante as relações sexuais.

A cirurgia também é indicada para quem sofre com infecções vaginais recorrentes ou para quem deseja rejuvenescer a região. Quer saber mais sobre o procedimento e como a cirurgia íntima feminina é feita? Então siga a leitura!

O que é ninfoplastia? 

A ninfoplastia, também conhecida como cirurgia íntima ou labioplastia, é uma cirurgia plástica que tem como objetivo a redução dos pequenos lábios vaginais. 

Isso porque durante a puberdade, algumas mulheres podem ter o desenvolvimento atípico desta estrutura que protege a entrada da vagina, adquirindo tamanho desproporcional na região.

Em alguns casos, os pequenos lábios tornam-se maiores que os grandes lábios, causando grande desconforto estético pelo tamanho excessivo ou, até mesmo, dor durante a relação sexual.

Em outros casos, com a menopausa e o envelhecimento desta região, os grandes lábios perdem volume tornado-se flácidos e menores, fazendo com que os pequenos lábios se sobressaiam. Nesta situação, nem sempre é necessária a retirada dos pequenos lábios, mas sim o rejuvenescimento dos grandes lábios, melhorando sua flacidez e tamanho.

Além disso, a condição pode causar dificuldade de higiene no local e ventilação adequada, fatores que podem contribuir para o surgimento de infecções como a candidíase, por exemplo.

Ainda assim, ninfoplastia surge como opção para quem deseja alterar a aparência e o formato dos pequenos e também, dos grandes lábios vaginais, em casos de perda de peso, flacidez, envelhecimento ou fatores de hereditariedade.

Como é feita a ninfoplastia?

O cirurgião plástico, geralmente utiliza anestesia raquidiana ou peridural, com sedação simples, para que a paciente durma durante todo o procedimento.

Existe também, a opção de anestesia local, porém, o método adquirido varia de um profissional para o outro. 

Após, inicia-se o processo de retirada de parte dos pequenos lábios e reconstituição dessas estruturas na cirurgia.

O procedimento dura em torno de 40 a 90 minutos e a maioria dos cirurgiões opta pela utilização de pontos com fio absorvível, material que não precisa ser retirado posteriormente.

Quando a cirurgia tem como objetivo os grandes lábios, o médico pode realizar duas abordagens: uma para diminuí-los e outra para rejuvenescimento da região.

No primeiro caso, o cirurgião utiliza penas cânulas de lipoaspiração na parte interna do grande lábio. 

Já quando o objetivo é rejuvenescer ou melhorar a estética da pele na região, utiliza-se aplicações com a gordura da própria paciente, procedimento chamado lipoenxertia estruturada.

Em ambos os casos, as cicatrizes costumam ser discretas.

Quanto retirar?

Como qualquer outro procedimento, o diagnóstico varia de paciente para paciente e a decisão da quantidade a ser retirada é tomada na consulta de avaliação antes do procedimento.

Apenas o profissional pode decidir qual a quantidade correta para cada caso, tanto para benefício estético quanto para a função da estrutura.

Geralmente, é extraída a quantidade que fica aparente quando a mulher está em posição normal, ou seja, a parte da mucosa que sobra e fica para fora da vagina.

Cuidados com o pós-operatório da ninfoplastia

Repouso

Depois de realizada a cirurgia, a paciente deve repousar de dois a três dias. Quem trabalha sem grandes esforços físicos pode voltar às atividades de rotina após este período, já quem precisa fazer longas caminhadas ou trabalhar com esforço físico, deve aguardar três semanas para retornar ao trabalho.

Uso do banheiro

A ida no banheiro é normal, porém, é necessário higienizar a região com água e sabonete todas as vezes após urinar. 

A higiene com lenços umedecidos é recomendada para a paciente que estiver fora de casa.

Banho

Na hora do banho, a higienização íntima pode ser feita normalmente com o uso de água morna e sabonete neutro. 

Menstruação

Para garantir recuperação completa e tranquila, o médico não realiza a cirurgia perto da data da menstruação. 

Isso porque ela pode dificultar o pós-operatório, portanto, a cirurgia deve ser feita sempre após o final da última menstruação. 

Caso aconteça a menstruação, a paciente deve usar absorvente interno, o famoso O.B, para que a região operada não seja abafada.

O que vestir?

É importante usar calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis que não apertem a região. Manter a área bem arejada auxilia no processo de cicatrização.

Exercícios físicos

Recomenda-se pausar as atividades físicas por um período mínimo de três semanas. Conforme avaliação, é possível retornar gradualmente aos exercícios após este período. 

Vale ressaltar que atividades como bicicleta, ou qualquer outra que possa pressionar a região operada, devem ser evitada.

Relações sexuais

A mulher não deve ter relações sexuais, no mínimo, pelo período de 30 a 45 após a cirurgia. O atrito na região sem que os pontos estejam firmes e resistentes podem rompê-los.

Em quanto tempo surgem os resultados?

Geralmente, em 20 dias a cicatrização já está praticamente completa e os resultados são totalmente visíveis em 60 dias. O retorno das relações sexuais pode ser feito a partir de 45 dias ou conforme orientações individuais.

Lembre-se que para realizar a ninfoplastia, é preciso acompanhamento e avaliação de um profissional apto para a cirurgia. 

O cirurgião plástico é um dos profissionais mais indicados para esse tipo de intervenção.

Conte com a Scipioni

Ficou interessada em realizar a ninfoplastia? Conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post