Rinoplastia: quando é indicada?

A ​rinoplastia​ é um dos procedimentos mais requisitados entre homens e mulheres de todas as idades. Quarta no ranking mundial de procedimento mais realizado no mundo, a cirurgia é realizada na estrutura do nariz com o objetivo de melhorar a estética ou a respiração do paciente, elevando a qualidade de vida e autoestima.

Saiba mais sobre a rinoplastia e descubra em quais situações o procedimento é indicado. Boa leitura!

O que é a Rinoplastia?

Rinoplastia​ é uma cirurgia plástica realizada no nariz que possui fins estéticos e funcionais. Sua finalidade pode ser tanto para melhorar a aparência e proporção do nariz, realçando a harmonia facial, quanto a sua funcionalidade, corrigindo anormalidades na estrutura, diminuindo ou aumentando o nariz

O que será feito no nariz  é discutido com  o paciente. Um nariz pode ser corrigido pontualmente todas as estruturas: ponta, dorso, asa nasa, arrebitamento, largura, etc. 

Apenas na consulta o  cirurgião plástico pode indicar corretamente o que pode ser feito para manter a naturalidade e autenticidade do face, equilibrando e gerando uma harmonização  estética entre nariz e rosto.

O especialista avalia a proporção,  a simetria facial e através de medidas do rosto e fotos, sempre respeitando os desejos e anseios do paciente.

Quando a cirurgia do nariz é indicada?

Geralmente, o cirurgião plástico é procurado para corrigir ​deformidades estéticas e funcionais, de envelhecimento, alterações raciais, correções pós traumáticas (fraturas), entre outros. Muito comum realizarmos cirurgias para corrigir deformidade de cirurgias anteriores.

Os narizes quebrados podem acontecer nas mais diversas situações: durante a prática esportiva, quedas, pancadas ou acidentes, por exemplo. Quando lesões graves assim ocorrem, o ideal é consultar um cirurgião plástico para avaliar se houve ou não fraturas.

Problemas respiratórios

A cirurgia pode ser de grande ajuda em problemas causados pelo desvio de septo e outros problemas obstrutivos, como hipertrofia de cornetos, aliviando sintomas como dificuldade para respirar, nariz entupido e ronco.

Cirurgiões plásticos conseguem corrigir aspectos funcionais e estéticos na mesma cirurgia. Assim, paciente que desejam respirar melhor também podem melhorar o aspecto do nariz, deixando o rosto com aspecto mais harmônico, equilibrado e belo.

Idade avançada

Assim como o restante do rosto, o nariz também pode sofrer com as ações do tempo. Isso porque com a idade, o nariz cresce e cai.

A gravidade pode puxar o tecido do nariz para baixa, promovendo a queda da ponta, chamada de “nariz de bruxa”. É uma alteração sutil, mas prejudica a leveza e delicadeza da nariz.

Geralmente essas alterações começam a ficar visíveis partir dos 35 anos de idade.

Questões estéticas

Você pode procurar um cirurgião plástico para realizar a ​rinoplastia​ se você acha que o tamanho do seu nariz é desproporcional a estrutura facial, se o dorso nasal é muito largo ou fino, se não gosta do seu nariz quando está de perfil e se a ponta do nariz é muito grande, caída ou arrebitada.

Como a cirurgia é realizada?

Após a anestesia, a cirurgia pode ser realizada ou por procedimento fechado (incisões são escondidas no interior do nariz) ou por procedimento aberto (incisão através da columela, fa​ixa estreita de tecido que separa as narinas)

Em seguida, os tecidos moles que cobrem o nariz são delicadamente levantados, permitindo que o cirurgião tenha acesso para remodelar a estrutura do nariz.

Durante o procedimento, em alguns casos pode haver a correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz para melhorar a respiração do paciente.

Comumente a ​rinoplastia​ dura entre 60 a 120 minutos. Quando o paciente precisa de rinosseptoplastia ou já foi operado anteriormente, o procedimento pode durar mais.

Nos primeiros dias o paciente pode apresentar inchaço, um pouco de sangramento, manchas de infiltrado sanguíneo e dificuldade respiratória devido a obstrução nasal. Nos

casos em que a respiração fica comprometido, recomenda-se realizar a limpeza das narinas com soro fisiológico.

Com os cuidados apropriados durante a recuperação, é possível ver cerca de 80 a 90% dos resultados em cerca de 30 dias. O restante, por outro lado, pode demorar entre seis meses e um ano, dependendo do organismo da pessoa.

Para alcançar resultados satisfatórios é necessário realizar a cirurgia com segurança e com um profissional de confiança certificado pela SBCP​ ​(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Conte com a Scipioni

Ficou interessada em realizar a cirurgia de​​ rinoplastia​? Conte conosco!

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em ​​contato​​ clicando aqui e agende uma consulta. 

Compartilhar Post