Peelings químicos: tratamentos contra rugas, manchas e acne

Os peelings químicos são um excelente tratamento estético para o rejuvenescimento facial e os resultados são visíveis logo após a primeira sessão.

Além disso, o procedimento também reduz a oleosidade, promove o aumento da produção de colágeno e previne o surgimento da acne, melhorando a aparência e textura da pele.

Está pensando em fazer o tratamento? Então siga o post e saiba mais sobre os peelings químicos e tire suas principais dúvidas sobre a técnica. Boa leitura!

O que são os peelings químicos?

Os peelings químicos nada mais são do que a aplicação de agentes que atuam na remoção das camadas superficiais da pele, epiderme e derme superficial, descamando para que possam se regenerar com uma aparência melhorada. 

Em outras palavras, é como se fosse uma esfoliação para acelerar o processo de renovação da pele. O procedimento promove um aumento do “ turnover celular”, estimulando o aparecimento de células jovens e a produção de fibras colágenas e elásticas. 

Eles podem ser: muito superficiais (removem o extrato córneo), superficiais (provocam esfoliação epidérmica), médios (atingem a derme papilar) ou profundos (atingem a derme reticular média).

Os peelings superficiais são feitos em séries e a sua descamação costuma ser mais fina. 

Já os médios e profundos são realizados em uma aplicação, resultando na descamação mais intensa e a formação de crostas.

A pele se refaz em um a quatro dias após um peeling químico superficial. No casos dos  médios e profundos a cicatrização inicia-se em 24 horas e se completa dentro de sete a 15 dias.

O peeling químico mais indicado para você dependerá da avaliação do seu dermatologista.

Quando o peeling químico é indicado?

O peeling é indicado para o tratamento da acne e manchas pós acne, melasma, hiperpigmentação, rugas, estrias e até mesmo flacidez.  

O peeling superficial é mais indicado para remover manchas e graus mais leves de melasma.

O tipo médio é recomendado para o tratamento de rugas, marcas mais profundas e cicatrizes, muito eficaz para peles maduras e na correção de sinais de acne. Uma combinação entre o peeling superficial pode ser feita nesse nível.

Já o peeling profundo é indicado para tratar manchas, cicatrizes de acne, flacidez e rugas, como aquelas ao redor da boca e dos olhos. Quanto mais profundos, mais aparentes serão os resultados, porém o desconforto no período após o procedimento também aumenta. A recuperação pode durar até três meses. 

Em quais partes do corpo pode ser feito?

O procedimento é mais procurado para o tratamento do rosto, porém pode ser feito em outras partes do corpo, como colo para tratar os sinais de envelhecimento, pernas, braços e outras regiões com estrias ou até mesmo para queratose pilar, uma lesão bastante comum nos braços e coxas.

Quais agentes são utilizados nos peelings químicos?

Os principais agentes utilizados para a realização dos peelings químicos são:

Fenol: substância usada para a realização do peeling profundo, indicado para tratar o envelhecimento da face quando a paciente apresenta muitas rugas e tem a pele mais clara.  Os resultados são bastante duradouros.

Ácido tricloroacético (ATA): usado no peeling médio para o tratamento de rugas e cicatrizes.

Ácido salicílico: usado para realização do peeling superficial, auxiliando na redução de rugas finas e manchas, além de atuar no controle da acne.

Solução de Jessner e ácido glicólico: usado nos peelings químicos superficiais e médios para o tratamento de rugas finas, manchas e acne.

5-fuoruracil (5-FU): combinado com a aplicação prévia da solução de Jessner ou do ácido glicólico atuando no tratamento de queratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização.

Ácido retinoico – solução de cor amarelada ou cor de base que atua no tratamento adjuvante da acne, melasma e envelhecimento cutâneo.

É importante ressaltar que os agentes usados e o tipo de peeling químico mais indicado para você dependerá da avaliação do dermatologista para o seu caso. 

O ideal é procurar um profissional de confiança, habilitado e experiente, certificado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para alcançar resultados satisfatórios e seguros.

Conte com a Scipioni

Ficou interessado em realizar o peeling químico? Conte com a Clínica Scipioni.

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma

humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. 

Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta. Esperamos você!

Compartilhar Post