Dermatologista: porque escolher um especialista para tratar da pele?

O dermatologista é um médico especialista que para obter esta titulação formou-se em medicina (6 anos), realizou especialização em clínica médica (1 a 2 anos) e especialização em dermatologia (2 a 3 anos).

Além de estudar todos esses anos, o título de especialista em dermatologia é dado somente aos profissionais que depois de todo estudo, conseguem aprovação em uma prova aplicada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para avaliar se estão realmente capacitados a exercer a dermatologia.

Você já ficou em dúvida se alguma alteração na pele era normal ou não? O que você fez para resolver a situação? É comum que muitos pacientes procurem ajuda de um especialista apenas quando o problema já está avançado.

Porém se você está convivendo com alguma alteração da pele, unhas ou cabelos é importante procurar um dermatologista para avaliar e fazer o tratamento correto conforme suas necessidades. 

O segredo é buscar atendimento dermatológico o mais breve possível ao notar sinais e anormalidades na pele, assim você pode prevenir problemas mais graves.

Somente um médico dermatologista pode diferenciar lesões benignas das malignas e definir o melhor tratamento para cada uma delas.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o profissional dermatologista e os principais motivos para escolher um especialista para tratar da pele. Boa leitura!

O que faz um médico dermatologista?

O médico especialista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir patologias que podem se manifestar na pele, cabelo, unhas e mucosas.

O dermatologista atua no tratamento de de qualquer tipo de doença da pele como psoríase, dermatites, micoses, bem como dos cabelos, queda de cabelo, infecções por fungos e bactérias do couro cabeludo, dermatites e também das unhas como distrofias, micoses e tumores. Porém, o que muitos não sabem é que o especialista também é habilitado para tratar doenças como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital, como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), um dos problemas de saúde pública mais comuns do Brasil e do mundo.

Além de tratar doenças, o médico dermatologista é o profissional mais capacitado para realizar tratamentos estéticos de rugas, flacidez, assimetrias faciais, celulite, estrias com toxina botulínica, laser, luz pulsada, microagulhamento, peeling, preenchimentos e bioestimuladores.

Assim, além de realizar a prevenção e tratamento, o profissional também orienta sobre cuidados gerais e trabalha na manutenção da beleza da pele.

Quando ir ao dermatologista?

Uma rotina de cuidados com a pele como limpeza e hidratação geralmente resolvem problemas com pouca gravidade. Porém, em alguns casos a ida ao dermatologista é fundamental para tomar os cuidados necessários e manter a saúde em dia.

O surgimento de pintas, feridas ou nódulos na pele são sinal de que algo pode estar errado com o corpo. Feridas que apresentam sangramento e não cicatrizam por exemplo, também podem ser indício de algo mais grave.  

Alguns sinais são mais alarmantes que outros, vale lembrar que no Brasil o tipo mais frequente de câncer é o de pele. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior é a chance de cura através do tratamento precoce.

O profissional dermatologista também é indicado no tratamento de acne frequente, muito comum na adolescência, de alergias na pele como urticária, angioedema e dermatite de contato, eczemas, problemas capilares como queda de cabelo, celulite e estrias, manchas cutâneas e herpes ou qualquer alteração na pele e seus anexos.

Porque procurar um especialista?

Cravos e espinhas? Coceira, vermelhidão e descamação? Pele muito seca ou muito oleosa? Saiba os principais motivos para procurar um especialista para cuidar da pele!

Diagnóstico preciso

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso não pode ser tratada de qualquer maneira. Se você notou alguma alteração na pele ou vem sofrendo com algum problema estético e precisa de ajuda no tratamento, o correto é procurar o diagnóstico preciso e correto com um profissional qualificado da área.

Tratamento conforme sua necessidade

O acompanhamento de rotina com o dermatologista é a melhor forma de manter a saúde e prevenir doenças mais sérias. O especialista está preparado para atuar conforme sua necessidade e com toda segurança.

Profissional capacitado

Não corra o risco de realizar tratamentos com profissionais não capacitados. Antes de procurar o dermatologista, certifique-se que ele está cadastrado no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Sociedade Brasileira de Dermatologia e consulte sua especialidade.

Agora que você já pode responder a pergunta “porque escolher um especialista para tratar da pele?” muito provavelmente já está na hora de fazer isso!

Além de recomendar a melhor forma de tratamento para você, o dermatologista pode informar os cuidados que devem ser adotados no dia a dia para prevenir ou solucionar problemas de pele.

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com problemas na pele, cabelo ou unhas conte conosco! Há mais de 20 anos, disponibilizamos de tratamento em todos os atendimentos e procedimentos com os equipamentos mais modernos do mercado.

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Compartilhar Post