Home    ›    Blog    ›    Dermatologia Clínica    ›    Dermatologista: porque escolher um especialista para tratar da pele?
Blog

Dermatologista: porque escolher um especialista para tratar da pele?

Dermatologista porque escolher um especialista para tratar da pele blog Clinica Sipioni(1)
Dermatologista porque escolher um especialista para tratar da pele blog Clinica Sipioni(1)

O dermatologista é um médico especialista que para obter esta titulação formou-se em medicina (6 anos), realizou especialização em clínica médica (1 a 2 anos) e especialização em dermatologia (2 a 3 anos).

Além de estudar todos esses anos, o título de especialista em dermatologia é dado somente aos profissionais que depois de todo estudo, conseguem aprovação em uma prova aplicada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para avaliar se estão realmente capacitados a exercer a dermatologia.

Você já ficou em dúvida se alguma alteração na pele era normal ou não? O que você fez para resolver a situação? É comum que muitos pacientes procurem ajuda de um especialista apenas quando o problema já está avançado.

Porém se você está convivendo com alguma alteração da pele, unhas ou cabelos é importante procurar um dermatologista para avaliar e fazer o tratamento correto conforme suas necessidades. 

O segredo é buscar atendimento dermatológico o mais breve possível ao notar sinais e anormalidades na pele, assim você pode prevenir problemas mais graves.

Somente um médico dermatologista pode diferenciar lesões benignas das malignas e definir o melhor tratamento para cada uma delas.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o profissional dermatologista e os principais motivos para escolher um especialista para tratar da pele. Boa leitura!

O que faz um médico dermatologista?

O médico especialista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir patologias que podem se manifestar na pele, cabelo, unhas e mucosas.

O dermatologista atua no tratamento de de qualquer tipo de doença da pele como psoríase, dermatites, micoses, bem como dos cabelos, queda de cabelo, infecções por fungos e bactérias do couro cabeludo, dermatites e também das unhas como distrofias, micoses e tumores. Porém, o que muitos não sabem é que o especialista também é habilitado para tratar doenças como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital, como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), um dos problemas de saúde pública mais comuns do Brasil e do mundo.

Além de tratar doenças, o médico dermatologista é o profissional mais capacitado para realizar tratamentos estéticos de rugas, flacidez, assimetrias faciais, celulite, estrias com toxina botulínica, laser, luz pulsada, microagulhamento, peeling, preenchimentos e bioestimuladores.

Assim, além de realizar a prevenção e tratamento, o profissional também orienta sobre cuidados gerais e trabalha na manutenção da beleza da pele.

Quando ir ao dermatologista?

Uma rotina de cuidados com a pele como limpeza e hidratação geralmente resolvem problemas com pouca gravidade. Porém, em alguns casos a ida ao dermatologista é fundamental para tomar os cuidados necessários e manter a saúde em dia.

O surgimento de pintas, feridas ou nódulos na pele são sinal de que algo pode estar errado com o corpo. Feridas que apresentam sangramento e não cicatrizam por exemplo, também podem ser indício de algo mais grave.  

Alguns sinais são mais alarmantes que outros, vale lembrar que no Brasil o tipo mais frequente de câncer é o de pele. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior é a chance de cura através do tratamento precoce.

O profissional dermatologista também é indicado no tratamento de acne frequente, muito comum na adolescência, de alergias na pele como urticária, angioedema e dermatite de contato, eczemas, problemas capilares como queda de cabelo, celulite e estrias, manchas cutâneas e herpes ou qualquer alteração na pele e seus anexos.

Porque procurar um especialista?

Cravos e espinhas? Coceira, vermelhidão e descamação? Pele muito seca ou muito oleosa? Saiba os principais motivos para procurar um especialista para cuidar da pele!

Diagnóstico preciso

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso não pode ser tratada de qualquer maneira. Se você notou alguma alteração na pele ou vem sofrendo com algum problema estético e precisa de ajuda no tratamento, o correto é procurar o diagnóstico preciso e correto com um profissional qualificado da área.

Tratamento conforme sua necessidade

O acompanhamento de rotina com o dermatologista é a melhor forma de manter a saúde e prevenir doenças mais sérias. O especialista está preparado para atuar conforme sua necessidade e com toda segurança.

Profissional capacitado

Não corra o risco de realizar tratamentos com profissionais não capacitados. Antes de procurar o dermatologista, certifique-se que ele está cadastrado no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Sociedade Brasileira de Dermatologia e consulte sua especialidade.

Agora que você já pode responder a pergunta “porque escolher um especialista para tratar da pele?” muito provavelmente já está na hora de fazer isso!

Além de recomendar a melhor forma de tratamento para você, o dermatologista pode informar os cuidados que devem ser adotados no dia a dia para prevenir ou solucionar problemas de pele.

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com problemas na pele, cabelo ou unhas conte conosco! Há mais de 20 anos, disponibilizamos de tratamento em todos os atendimentos e procedimentos com os equipamentos mais modernos do mercado.

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Clínica especializada em Cirurgia Plástica e Dermatologia

Sua autoestima renovada!

Cadastre-se e receba com exclusividade
conteúdos e dicas para cuidar da beleza e saúde