Toxina Botulínica

Toxina Botulínica em Florianópolis com a Clínica Scipioni. Você sabe o que é Toxina Botulínica? Entenda tudo sobre o tratamento das rugas e linhas de expressão e conte conosco para esclarecer as suas dúvidas!

O que é Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é um procedimento minimamente invasivo, com efeito temporário, usado na dermatologia clínica e cosmiátrica.

Também conhecido como botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. 

Essa proteína é usada na prevenção e tratamento das linhas de expressão e rugas provocadas pelos movimentos dos músculos faciais, as chamadas rugas de expressão ou rugas dinâmicas. 

A aplicação da toxina botulínica é simples, praticamente indolor e bastante rápida. 

Como ela age no organismo?

A toxina botulínica é aplicada em pequenas quantidades diretamente no músculo definido pelo dermatologista e funciona atenuando a ação de contração muscular, causando o relaxamento local.

Em outras palavras, a substância atua como um bloqueio da musculatura nas áreas onde é aplicada, paralisando temporariamente o músculo selecionado, o que reflete na melhora das rugas e da dinâmica facial, deixando a aparência mais leve, descansada e jovem.

Para que a toxina botulínica serve?

Um dos seus principais usos é para a prevenção e tratamento de rugas dinâmicas, geradas pela expressão facial, além das rugas de expressão, como os “pés de galinhas”, deixando o olhar mais desperto e jovial.

Sua aplicação é indicada para regiões como: nariz, testa, sobrancelhas e canto dos olhos. 

Também é feita na parte inferior da face e pescoço, suavizando rugas do queixo, bigode chinês e promovendo melhora do contorno mandibular. No pescoço, suaviza rugas e bandas platismais.

As indicações mais recentes para toxina botulínica são o tratamento de rosácea, poros dilatados, suor excessivo facial e do couro cabeludo e melhora de cicatrizes inestéticas.

O tratamento com toxina botulínica pode ser associado a outros cuidados e tratamentos rejuvenescedores.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

O efeito da toxina botulínica é transitório e o tempo de duração varia de acordo com o organismo de cada paciente e da indicação para qual ela é utilizada. Quanto maior a atividade muscular, menor a duração.

Além disso, problemas de saúde como disfunções na tireoide, distúrbios hormonais, uso de certos medicamentos, atividades físicas com danos oxidativos intensos (triathlon, corridas, ciclismo) podem encurtar a durabilidade do tratamento.

O início da ação aparece entre 3 a 7 dias após sua aplicação. Em geral, o efeito dura em torno de 4 a 6 meses, conforme a dose aplicada.

Na maioria dos casos, a pessoa realiza 2 a 3 aplicações ao ano.

A toxina botulínica pode ser usada para prevenir rugas?

Conforme vamos envelhecendo, nosso organismo diminui a produção de elastina e colágeno, substâncias que mantêm a pele firme e sem flacidez. 

O surgimento de linhas de expressão é o maior sinal do envelhecimento. 

Por inibir as contrações musculares, atualmente, a toxina botulínica é uma das maiores aliadas da pele quando falamos em prevenção. 

Isso porque a substância é amplamente usada como forma de prevenir e retardar o surgimento de linhas e marcas de expressão que com o tempo se tornam as tão indesejadas rugas. 

E como essa prevenção acontece? A musculatura de regiões mais propícias ao surgimento de rugas, como a testa e a região periocular, por exemplo, são paralisadas antes mesmo das linhas de expressão se instalarem no rosto, ou seja, sem marcas de expressão, sem rugas. 

A toxina botulínica atua nas rugas permanentes?

Além de prevenir, a toxina botulínica também age no tratamento de rugas permanentes, aquelas que já estão instaladas na face, independentemente da expressão facial. Nestes casos pode haver necessidade de associar o uso da toxina botulínica com preenchimentos ou fios de bioestimulação.

Um exemplo é o efeito lifting que a substância promove ao redor dos olhos com aplicações em pontos específicos, puxando, com um toque sutil, a cauda das sobrancelhas, suavizando a flacidez e as rugas da região, deixando o olhar mais sexy e jovial.

A toxina botulínica deixa o rosto sem expressão?

Vou ficar com o rosto paralisado e sem conseguir transmitir emoções? Esse é um dos questionamentos mais comuns nos consultórios de dermatologia e felizmente a resposta é: não!

Há alguns anos atrás, a toxina botulínica ficou famosa com o nome de “botox”, onde era aplicada basicamente nas rugas com o objetivo de eliminá-las completamente, o que muitas vezes deixava um resultado estético artificial.  

Atualmente, os procedimentos com a toxina botulínica vão muito além do tratamento de rugas. 

Agora, o seu principal objetivo é suavizar as expressões negativas da face, deixando sua aparência o mais natural possível. 

Como escolher uma clínica para realizar o tratamento?

A aplicação de toxina botulínica é um tratamento que requer conhecimento, experiência e qualificação adequada para garantir bons resultados e a saúde do paciente. 

Nesse processo, é fundamental escolher uma boa clínica, além de se certificar que seu cirurgião plástico ou dermatologista é capacitado para realizar o procedimento que você procura.

Por isso, é importante:

  • Verificar a capacitação do médico (formação acadêmica e residência em cirurgia plástica);
  • Confirmar as credenciais do cirurgião plástico (RQE e CRM);
  • Confirmar se o médico(a) é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
  • Confirma se o médico(a) é membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia);
  • Verificar se a clínica possui uma boa estrutura;
  • Buscar depoimentos de pacientes anteriores.

Onde fazer o tratamento com toxina botulínica em Florianópolis?

Está procurando um lugar para realizar seu tratamento com toxina botulínica?

O procedimento deve ser feito por um cirurgião plástico ou dermatologista para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o tratamento.

A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade. 

Toxina Botulínica em Florianópolis na Clínica Scipioni.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma avaliação!

Compartilhar Post