Toxina Botulínica em Florianópolis com a Clínica Scipioni. Você sabe o que é Toxina Botulínica? Entenda tudo sobre o tratamento das rugas e linhas de expressão e conte conosco para esclarecer as suas dúvidas!
A toxina botulínica é um procedimento minimamente invasivo, com efeito temporário, usado na dermatologia clínica e cosmiátrica.
Também conhecido como botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Essa proteína é usada na prevenção e tratamento das linhas de expressão e rugas provocadas pelos movimentos dos músculos faciais, as chamadas rugas de expressão ou rugas dinâmicas.
A aplicação da toxina botulínica é simples, praticamente indolor e bastante rápida.
A toxina botulínica é aplicada em pequenas quantidades diretamente no músculo definido pelo dermatologista e funciona atenuando a ação de contração muscular, causando o relaxamento local.
Em outras palavras, a substância atua como um bloqueio da musculatura nas áreas onde é aplicada, paralisando temporariamente o músculo selecionado, o que reflete na melhora das rugas e da dinâmica facial, deixando a aparência mais leve, descansada e jovem.
Um dos seus principais usos é para a prevenção e tratamento de rugas dinâmicas, geradas pela expressão facial, além das rugas de expressão, como os “pés de galinhas”, deixando o olhar mais desperto e jovial.
Sua aplicação é indicada para regiões como: nariz, testa, sobrancelhas e canto dos olhos.
Também é feita na parte inferior da face e pescoço, suavizando rugas do queixo, bigode chinês e promovendo melhora do contorno mandibular. No pescoço, suaviza rugas e bandas platismais.
As indicações mais recentes para toxina botulínica são o tratamento de rosácea, poros dilatados, suor excessivo facial e do couro cabeludo e melhora de cicatrizes inestéticas.
O tratamento com toxina botulínica pode ser associado a outros cuidados e tratamentos rejuvenescedores.
O efeito da toxina botulínica é transitório e o tempo de duração varia de acordo com o organismo de cada paciente e da indicação para qual ela é utilizada. Quanto maior a atividade muscular, menor a duração.
Além disso, problemas de saúde como disfunções na tireoide, distúrbios hormonais, uso de certos medicamentos, atividades físicas com danos oxidativos intensos (triathlon, corridas, ciclismo) podem encurtar a durabilidade do tratamento.
O início da ação aparece entre 3 a 7 dias após sua aplicação. Em geral, o efeito dura em torno de 4 a 6 meses, conforme a dose aplicada.
Na maioria dos casos, a pessoa realiza 2 a 3 aplicações ao ano.
Conforme vamos envelhecendo, nosso organismo diminui a produção de elastina e colágeno, substâncias que mantêm a pele firme e sem flacidez.
O surgimento de linhas de expressão é o maior sinal do envelhecimento.
Por inibir as contrações musculares, atualmente, a toxina botulínica é uma das maiores aliadas da pele quando falamos em prevenção.
Isso porque a substância é amplamente usada como forma de prevenir e retardar o surgimento de linhas e marcas de expressão que com o tempo se tornam as tão indesejadas rugas.
E como essa prevenção acontece? A musculatura de regiões mais propícias ao surgimento de rugas, como a testa e a região periocular, por exemplo, são paralisadas antes mesmo das linhas de expressão se instalarem no rosto, ou seja, sem marcas de expressão, sem rugas.
Além de prevenir, a toxina botulínica também age no tratamento de rugas permanentes, aquelas que já estão instaladas na face, independentemente da expressão facial. Nestes casos pode haver necessidade de associar o uso da toxina botulínica com preenchimentos ou fios de bioestimulação.
Um exemplo é o efeito lifting que a substância promove ao redor dos olhos com aplicações em pontos específicos, puxando, com um toque sutil, a cauda das sobrancelhas, suavizando a flacidez e as rugas da região, deixando o olhar mais sexy e jovial.
Vou ficar com o rosto paralisado e sem conseguir transmitir emoções? Esse é um dos questionamentos mais comuns nos consultórios de dermatologia e felizmente a resposta é: não!
Há alguns anos atrás, a toxina botulínica ficou famosa com o nome de “botox”, onde era aplicada basicamente nas rugas com o objetivo de eliminá-las completamente, o que muitas vezes deixava um resultado estético artificial.
Atualmente, os procedimentos com a toxina botulínica vão muito além do tratamento de rugas.
Agora, o seu principal objetivo é suavizar as expressões negativas da face, deixando sua aparência o mais natural possível.
A aplicação de toxina botulínica é um tratamento que requer conhecimento, experiência e qualificação adequada para garantir bons resultados e a saúde do paciente.
Nesse processo, é fundamental escolher uma boa clínica, além de se certificar que seu cirurgião plástico ou dermatologista é capacitado para realizar o procedimento que você procura.
Por isso, é importante:
Está procurando um lugar para realizar seu tratamento com toxina botulínica?
O procedimento deve ser feito por um cirurgião plástico ou dermatologista para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o tratamento.
A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade.
Toxina Botulínica em Florianópolis na Clínica Scipioni.
Entre em contato pelo nosso site e agende uma avaliação!
Sua autoestima renovada!
Os fios de PDO, ou Polidioxanona, representam uma revolução na busca por procedimentos estéticos que oferecem resultados duradouros e naturais. Amplamente usados na medicina,...
Leia mais