Blefaroplastia: saiba tudo sobre a cirurgia das pálpebras

O olhar é uma das regiões de destaque no rosto e uma expressão marcante tem grande influência na beleza da face.

Quando existem rugas e pele caída, a aparência tende a ficar com aspecto envelhecido e de cansaço. Além disso, a flacidez e o excesso de pele na região podem conferir uma sensação de tristeza ou até mesmo noite mal dormida.

A boa notícia é que você não precisa mais ter medo das marcas do tempo ao redor dos olhos. A solução é simples e se chama blefaroplastia. Continue a leitura e saiba tudo sobre o procedimento!

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento que visa melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas, podendo, em alguns casos, melhorar o aspecto funcional além do estético.

A cirurgia corrige o excesso de pele, bolsas de gordura e de flacidez muscular na área palpebral, rejuvenescendo a aparência na área ao redor dos olhos. O resultado é um olhar com aspecto mais jovem, descansado, alegre e alerta.

É importante ressaltar que a cirurgia isolada não proporciona rejuvenescimento geral à face, apenas para a área tratada.

Quando a blefaroplastia é indicada?

A cirurgia de blefaroplastia superior é indicada para pacientes que possuem sobra de pele nas pálpebras, condição que se caracteriza ou pela queda do supercílio (sobrancelha) ou pela sobra da pálpebra superior decorrente do excesso de pele, o que pode ser um problema estético, mas também prejudicar a visão, pode ocorrer pelo envelhecimento ou por ser constitucional (nascer com o problema). 

Já a blefaroplastia inferior normalmente é necessária por sobra de pele ou por bolsas de gordura excedentes. É importante fazer uma série de exames recomendados pelo cirurgião plástico para garantir que está saudável. 

Além disso, ter músculos e tecido facial saudáveis são fundamentais para obter resultados satisfatórios.

Existe uma idade ideal para operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal. O que existe é uma indicação médica feita a partir de uma avaliação. Geralmente, o procedimento é procurado a partir dos trinta anos.

Veja também: Rejuvenescimento facial: 6 tratamentos para uma pele jovial

Como a cirurgia é realizada?

A blefaroplastia é um procedimento simples, com anestesia local, ambulatorial e relativamente rápido. Em média, ele é realizado em cerca de 90 minutos, podendo variar conforme as especificidades do caso.

Medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

As linhas de incisão são planejadas estrategicamente para que as cicatrizes sejam imperceptíveis.

A  pálpebra superior é corrigida através de uma incisão no sulco da pálpebra superior, permitindo o reposicionamento dos depósitos de gordura, a flacidez dos músculos e dos tecidos e a remoção do excesso de pele. Trata-se também os olhos encovados.

A pálpebra inferior é corrigida por meio de uma incisão logo abaixo da linha inferior dos cílios, permitindo a remoção do excesso de pele na área, bolsas de gordura e olhos encovados e olheiras.

Há ainda a opção transconjuntival, uma técnica que corrige as imperfeições sem deixar cicatrizes aparentes, ocultada dentro da pálpebra inferior, principalmente para as bolsas, nestes casos precisa-se de laser para a pele.

Seguir as recomendações médicas é fundamental para o sucesso da cirurgia. Não submeter as incisões a esforços excessivos e traumas durante o período de cicatrização também é importante.

Geralmente, não há dor durante o processo de cicatrização. Sensibilidade ou desconforto são tratados com o uso de analgésicos comuns. Seu médico prescreverá o mais indicado. Não se automedique.

Os resultados são observados a partir de quanto tempo?

Os resultados irão aparecer gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem. Após as primeiras semanas de recuperação já dá para se ter uma boa noção de como ficará.

Os resultados definitivos da blefaroplastia são vistos após o terceiro mês.

O ideal é procurar um cirurgião plástico de confiança para avaliar se a blefaroplastia é o procedimento mais adequado para as suas necessidades.

Conte com a Scipioni

Está interessada(o) em realizar a blefaroplastia? Conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma 

humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. 

Entre em ​contato​ pelo nosso site e agende uma consulta. 

Compartilhar Post