Cuidados diários com a pele: dicas para elevar a beleza

Uma pele hidratada, com aspecto saudável, jovial e firme é o desejo de muitas pessoas. Seguindo uma rotina de cuidados diários com a pele, é possível equilibrar oleosidade, ressecamento, luminosidade e textura em todos os tipos e tons de pele.

Para alcançar tudo isso, basta seguir alguns cuidados básicos. Gostou da ideia? Então siga a leitura e confira as dicas que a gente preparou para ajudar você!

Veja os cuidados diários com a pele

Antes de começar com os cuidados, descubra qual é o seu tipo de pele:

  • Normal: pele com textura saudável e aveludada. Produz gordura em quantidade ideal e não possui excesso de brilho ou ressecamento. O tipo normal, comumente, apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
  • Seca:  apresenta poros pouco visíveis, pouca luminosidade e tem tendência à descamação e vermelhidão. É comum esse tipo de pele apresentar pequenas linhas e fissuras.
  • Oleosa: pele com aspecto mais brilhoso e espesso devido a produção de sebo maior do que o normal. A pele oleosa apresenta poros dilatados e está mais propensa à formação de acne.
  • Mista: o tipo mais comum de pele, a mista apresenta aspecto oleoso e poros dilatados, principalmente na “zona T” do rosto, composta pelo testa, nariz e queixo. Este tipo de pele é propensa à acne nessa zona e pode haver ressecamento nas bochechas e extremidades.

Higiene da pele

Dentre os principais cuidados diários com a pele, higienizá-la é extremamente importante para mantê-la livre de poluentes em geral e também para remover agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia.

Para a pele do rosto, geralmente recomenda-se a lavagem duas vezes ao dia, uma na parte da manhã e outra à noite. Durante a noite deve ser realizada com sabonete específico para o seu tipo de pele e com pH compatível entre 5,4 a 5,6. 

Pela manhã a limpeza pode ser feita apenas com água normal para retirar os produtos aplicados ao dormir.  Esse processo evita o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. 

Quando esses resíduos e acúmulo de sujeira não removidos da pele, podem levar à oclusão dos poros, contribuindo para o surgimento de problemas como a acne e causar a oxigenação dos tecidos e dificultar a regeneração celular da pele, facilitando o envelhecimento precoce. 

Agora que você já sabe qual é seu tipo de pele, opte por sabonetes adequados conforme suas necessidades. Por exemplo, para peles oleosas a mista, recomenda-se, de preferência, fazer uso sabonetes à base de ingredientes adstringentes.

Isso porque esses ingredientes favorecem a remoção de impurezas e a desobstrução dos poros.

Já se a sua pele for seca ou normal, utilize sabonetes com pH neutro. Após o processo, finalize a limpeza com uma toalha e papel. É importante não esfregar o rosto para evitar lesões, portanto, apenas pressione contra o rosto para enxugar-se.

Lembre-se: não durma de maquiagem! Para isso você pode utilizar produtos com a função demaquilantes como as loções micelares, que são a melhor opção, ou lenços umedecidos com ação demaquilante.

Use hidratantes

Toda pele, independente da cor ou textura, precisa de ser hidratada para manter-se saudável.

A hidratação ajuda na manutenção do viço, que nada mais é o brilho saudável da pele, com tom uniforme, sem poros aparentes, inflamações e com a oleosidade natural na medida certa.

Além disso, uma pele hidratada mantém a integridade da camada de proteção cutânea e evita ressecamento, descamação, envelhecimento precoce, entre outros. 

Na hora de escolher os hidratantes, opte por produtos adequados ao seu tipo de pele e específicos para o rosto e corpo. Vale lembrar que peles oleosas também precisam de hidratação. Nestes casos, procure por hidratantes em gel creme ou serum e sempre oil free, ou seja, livre de óleos.

A dica especial é: use o hidratante logo após sair do banho, o vapor que fica no banheiro ajuda na penetração do creme, nas mão e pés, use meias ou papel filme pois ajudam na penetração do creme. E não esqueça dos lábios, procure usar hidratantes específicos para a região.

Para que a pele fique com aparência hidratada e saudável, é fundamental também, consumir cerca de 2 litros de água por dia.

Caso esteja utilizando um tratamento para manchas, acne ou rejuvenescimento com ácidos à noite, prefira hidratantes calmantes. 

Proteja a pele do sol

A exposição à radiação ultravioleta, os famosos raios UV, possuem efeito cumulativo e penetram profundamente na pele. Os raios solares podem provocar inúmeras alterações como: sardas, manchas, rugas, pintas, envelhecimento precoce e até mesmo cânceres de pele, como o carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.

Por isso, dentre os cuidados diários com a pele, proteção com protetor solar é essencial para cuidar da saúde. Quer saber como escolher o filtro solar ideal? Então siga os próximos 4 passos:

  1. Verifique o FPS do filtro solar, em geral ele deve ter proteção 30 ou maior (prefira FPs acima de 50, pois a durabilidade de efeito é maior);
  2. Analise qual a proteção em relação aos raios UVA (PPD) (deve ser, sempre, no mínimo metade do valor do FPS);
  3. Opte sempre por produtos resistentes à água, principalmente se for à praia ou piscina ou realizar atividades físicas;
  4. Certifique-se que tudo que o produto anunciar no rótulo tenha testes comprobatórios.

É muito importante também, avaliar o tipo de filtro solar (gel, creme, spray, loção, bastão) usado, pois a escolha correta pode auxiliar na prevenção de acne e oleosidade da pele.

Em pessoas com tendência à acne, o ideal é evitar filtros com óleo ou gel creme. Já para quem suam bastante, atletas e praticantes de atividades físicas por exemplo, recomenda-se evitar os géis pois saem facilmente.

Além disso, evite ficar exposto ao sol, principalmente entre às 10 e 16 horas quando a radiação UVB é mais intensa. Procure ficar na sombra, use chapéu de abas largas ou boné, sombrinhas e óculos escuros para complementar a proteção e lembre-se de reaplicar o protetor solar durante o dia.

Mantenha também, um dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras, e evite o uso demasiado de sabonetes e banhos muito quentes, mesmo durante as estações mais frias. 

Isso pois a água quente remove a oleosidade natural da pele mais intensamente, diminuindo o manto hidrolipídico, hidratante natural produzido pelo organismo que retém a umidade e protege da pele.

Para tudo isso, é fundamental consultar um especialista para auxiliar você nos produtos e cuidados ideias para o seu tipo pele.

Conte com a Scipioni

Gostou das nossas dicas sobre cuidados diários com a pele e precisa de ajuda? Conte conosco!

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Acesse nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post