Adenectomia: tratamento do suor excessivo nas axilas

Adenectomia em Florianópolis com a Clínica Scipioni. Você sabe o que é Adenectomia? Entenda tudo sobre o tratamento mais eficaz para o suor excessivo nas axilas e conte conosco para esclarecer as suas dúvidas!

O que é sudorese excessiva? 

Sudorese ou apenas transpiração é um fluido líquido à base de sal, liberado pelas glândulas sudoríparas. 

O controle da sudorese é involuntário e determinado pelo sistema nervoso autônomo, responsável também pelas batidas do coração e ritmo respiratório. Funções automáticas que o corpo exerce sem que se note que estão sendo realizadas.

A sudorese excessiva não é uma doença. É uma condição normal de saúde, caracterizada por uma quantidade de suor elevada que atrapalha a vida social e profissional de um indivíduo.

Essa sudorese excessiva também é chamada de hiperidrose. 

O que causa a sudorese? 

A sudorese pode ter inúmeras causas e estar relacionada com o hipertireoidismo e distúrbios do sono, por exemplo.

Além disso, muitos pacientes costumam apresentar o problema associado a um grau elevado de ansiedade. 

A ansiedade pode aumentar significativamente a frequência cardíaca em diversos períodos do dia. A consequência disso é a elevação da temperatura do organismo que causa o suor.  

O que é bromidrose e porque ocorre? 

Quando há mau cheiro, distúrbio chamado de bromidrose, o odor e as manchas de suor nas roupas podem causar um impacto psicológico negativo.

Quando falamos em suor, é comum que as pessoas associem o líquido ao odor desagradável. Mas, o que a maioria não sabe é que são condições distintas e é possível suar sem que o líquido cause um cheiro desagradável. 

Esse cheiro desagradável é causado por um desequilíbrio entre bactérias que vivem em nossa pele e as secreções produzidas naturalmente pelo nosso corpo.

Os primeiros sintomas de sudorese excessiva e bromidrose costumam surgir ainda na adolescência.

Tratamento para o suor excessivo nas axilas 

Existem diversas opções de tratamento para a sudorese e bromidrose. 

O uso de antibióticos, desodorantes fortes, toxina botulínica e cirurgia de Simpatectomia podem ser indicados. Mas, nem todos apresentam um resultado final excelente.

A toxina botulínica, por exemplo, tem uma curta duração (4 a 8 meses) e é excelente para tratar a hiperidrose axilar e como consequência,  em alguns casos, apresenta resultados positivos para bromidrose.

Já a Simpatectomia consiste na cirurgia de remoção do nervo simpático principal, que leva o estímulo às glândulas sudoríparas. 

A Simpatectomia é mais indicada para pessoas que sofrem com hiperidrose palmar, plantar e axilar e apresenta resultados duradouros.

Entre todas as opções também temos a adenectomia, cirurgia ideal para eliminar o suor excessivo e a bromidrose com resultados mais satisfatórios.

Como a Adenectomia é feita? 

A adenectomia é uma cirurgia relativamente simples e rápida, que pode ser feita em caráter ambulatorial e usando apenas anestesia local. 

A técnica é considerada a mais eficiente e envolve um método cirúrgico no qual cerca de 90% das glândulas que estão na região da axila são retiradas para tratar o problema “pela raiz”.

As glândulas apócrinas são responsáveis por liberar a água (suor), as proteínas e gorduras que são alvo das bactérias que agem na pele gerando o mau odor. 

Esse procedimento é o mais recomendado pelos resultados duradouros e pelo fato de que não causa o suor compensatório.

Vale dizer que, ainda que esse seja um método de tratamento muito eficiente, não está livre da possibilidade de falha. 

Essas glândulas possuem uma alta capacidade regenerativa e pode acontecer de o paciente voltar a perceber um pouco de suor que pode ter mau cheiro. 

Claro que é importante ressaltar que além de a recidiva ter um baixo percentual de ocorrência, quando há suor e cheiro, eles são bem mais sutis do que antes da cirurgia. 

Além disso, o procedimento pode ser combinado com a lipoaspiração superficial para garantir resultados mais satisfatórios e diminuir o risco de recidiva. 

Como é a recuperação da Adenectomia?

O pós-operatório é bastante tranquilo e permite que o paciente realize tarefas simples do dia a dia como se alimentar, tomar banho, pentear os cabelos, etc. 

No entanto, existe um único ponto incômodo: nos 5 dias que seguem o procedimento é importante que o paciente permaneça a maior parte do tempo com os braços erguidos para garantir melhores resultados na cicatrização das axilas. 

Como mencionado anteriormente, esse é o procedimento mais eficiente e possui baixa taxa de recidiva, diferente de todos os outros tratamentos. 

A durabilidade é um fator que gera satisfação principalmente para pacientes que já procuraram e se submeteram a diversos tratamentos clínicos sem o sucesso esperado. 

Após o período de recuperação, o paciente não recupera apenas a função do organismo que deixa de produzir suor em excesso ou um odor desagradável, mas também se reaproxima de seu círculo social, beneficiando sua saúde psicológica. 

Há alguma contraindicação à cirurgia de Adenectomia?

O procedimento é contraindicado para pacientes com infecções, micose, alergias ou ferida nas axilas. Além disso, o procedimento também não é realizado em pessoas que possuem restrição para cirurgias, como contraindicação cardiológica e clínica.

Como escolher uma clínica para realizar a Adenectomia?

A adenectomia é uma cirurgia que requer conhecimento, experiência e qualificação adequada do cirurgião para garantir bons resultados e a saúde do paciente. 

Nesse processo, é fundamental escolher uma boa clínica, além de se certificar que seu cirurgião plástico é capacitado para realizar o procedimento que você procura.

Por isso, é importante:

 

  • Verificar a capacitação do médico (formação acadêmica e residência em cirurgia plástica);
  • Confirmar as credenciais do cirurgião plástico (RQE e CRM);
  • Confirmar se ele é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
  • Verificar se a clínica possui uma boa estrutura;
  • Buscar depoimentos de pacientes anteriores.

 

Onde fazer o tratamento do suor excessivo nas axilas em Florianópolis?

Está procurando um lugar para realizar o tratamento do suor excessivo nas axilas?

Toda intervenção cirúrgica deve ser feita com um cirurgião plástico especializado para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o procedimento.

A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade. 

Adenectomia nas axilas em Florianópolis na Clínica Scipioni.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma avaliação!

Compartilhar Post