Ácido Hialurônico: conheça o poder da substância para a pele

As opções de ácidos para o tratamento da pele são extensas, mas, sem dúvidas, o hialurônico tornou-se um dos mais populares.

O seu uso pode ser feito tanto em procedimentos clínicos como em produtos para o uso tópico, auxiliando a tratar e prevenir os sinais do envelhecimento.

Neste artigo, vamos falar exclusivamente sobre a substância, seu uso, indicações e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar. Boa leitura!

O que é o ácido hialurônico? 

O ácido hialurônico (AH) está cada vez mais popular entre as mulheres e os homens. Mas, você sabe de fato o que realmente é essa substância? 

O AH é um biopolímero encontrado naturalmente no organismo, presente em diversos tecidos, como a pele, o fluido sinovial das articulações, nos olhos e nas cartilagens. 

Conforme vamos envelhecendo, há uma queda na sua produção, levando à perda de brilho, firmeza, hidratação e volume da pele, dando espaço ao surgimento das rugas que dão aparência envelhecida e cansada ao rosto

É por isso que as buscas pelos tratamentos com ácido hialurônico só aumentam. O poder da substância está na sua capacidade de reter grandes volumes de água, conferindo uma hidratação profunda e ar saudável para a pele.

Usos do ácido hialurônico: injetável, em creme ou séruns 

O objetivo do preenchimento (injetável) com ácido hialurônico é repor o volume da substância, hidratando-a profundamente e estimulando a produção de colágeno para uma estrutura com mais elasticidade.

O preenchimento com AH permite remodelar os contornos da face e lábios, dando volume às áreas que sofreram modificações com o tempo. O objetivo é melhorar a qualidade da pele do rosto e tratar e prevenir rugas e sulcos mais profundos.

A substância também está presente em dermocosméticos, como séruns, cremes e até mesmo nos protetores solar. Aliás, existem cosméticos de última geração em que o AH surge em nanopartículas, incrível, não é mesmo? 

Os produtos permitem que o biopolímero atinja as camadas mais profundas da pele, formando uma poderosa barreira de proteção para manter a hidratação, atuando em conjunto com as fibras elásticas e de colágeno na matriz extracelular, garantindo firmeza, volume e sustentação.

E se você está se perguntando se o corpo pode rejeitar o produto, não se preocupe, é extremamente raro. Pelo fato de se tratar de uma substância que o organismo produz, a tolerância à versão sintética é excelente, reduzindo as possibilidades de efeitos colaterais. 

Como manter o efeito do ácido hialurônico?

 Existem algumas mudanças no estilo de vida e na adoção de hábitos saudáveis que auxiliam a manter os efeitos do ácido hialurônico na pele.

Uma alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas e açúcares  influencia na saúde da pele e na sua aparência.

Também é essencial parar de fumar. O tabaco está associado ao envelhecimento precoce.  Além disso, fumantes tendem a ter mais problemas após qualquer tipo de procedimento, incluindo preenchimentos com ácido hialurônico.

A proteção solar é fundamental em todas as ocasiões. Use protetor solar diariamente, mesmo em casa ou se o dia estiver nublado e para auxiliar na hidratação da pele, beba bastante água. 

Consulte o seu dermatologista para saber o que a sua pele realmente precisa e só então, iniciar o tratamento mais preciso para o seu caso.

Gostou da leitura? Esperamos ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre o ácido hialurônico e também a se sentir mais confiante para cuidar da sua pele e beleza.

Conte com a Scipioni

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post