Toxina Botulínica: prevenção e tratamento das rugas

A toxina botulínica previne e trata as rugas dinâmicas geradas pela expressão facial e as indesejáveis linhas de expressão, como os “pés de galinhas”, deixando o olhar mais desperto e jovial.

Neste artigo, você vai explorar tudo o que precisa saber sobre ela: o que é, como ela age no organismo, como ela atua na prevenção e tratamento das rugas e qual o tempo de duração dos resultados. Gostou? Siga a leitura!

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é amplamente usada em diversas partes do rosto, mas, afinal, o que ela é? Uma proteína! Isso mesmo: proteína, produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa proteína é usada na prevenção e tratamento das linhas de expressão e rugas provocadas pelos movimentos dos músculos faciais, as chamadas rugas de expressão ou rugas dinâmicas. 

Como ela age no organismo?

A toxina botulínica quando aplicada em pequenas quantidades diretamente em um músculo, age atenuando a ação de contração muscular, causando o relaxamento local.

Ou seja, ela atua como um bloqueio da musculatura nas áreas onde é aplicada, paralisando temporariamente o músculo selecionado, o que reflete na melhora das rugas e da dinâmica facial, deixando a aparência mais leve, descansada e jovem.

A toxina botulínica pode ser usada de forma preventiva?

Conforme vamos envelhecendo, nosso organismo diminui a produção de elastina e colágeno, substâncias que mantêm a pele firme e sem flacidez. O surgimento de linhas de expressão é o maior sinal do envelhecimento. 

Por inibir as contrações musculares, atualmente, a toxina botulínica é uma das maiores aliadas da pele quando falamos em prevenção. 

Isso porque a substância é amplamente usada como forma de prevenir e retardar o surgimento de linhas e marcas de expressão que com o tempo se tornam as tão indesejadas rugas. 

E como essa prevenção acontece? A musculatura de regiões mais propícias ao surgimento de rugas, como a testa e a região periocular, por exemplo, são paralisadas antes mesmo das linhas de expressão se instalarem no rosto, ou seja, sem marcas de expressão, sem rugas. 

A toxina botulínica atua nas rugas permanentes?

Além de prevenir, a toxina botulínica também age no tratamento de rugas permanentes, aquelas que já estão instaladas na face, independentemente da expressão facial.

Um exemplo é o efeito lifting que a substância promove ao redor dos olhos com aplicações em pontos específicos, puxando, com um toque sutil, a cauda das sobrancelhas, suavizando a flacidez e as rugas da região, deixando o olhar mais sexy e jovial.

Quando há necessidade de preencher sulcos e vincos mais profundos, a técnica pode ser combinada com o uso de ácido hialurônico.

A toxina botulínica deixa o rosto sem expressão?

“Vou ficar com o rosto paralisado e sem conseguir transmitir emoções?” Esse é um dos questionamentos mais comuns nos consultórios de dermatologia, e felizmente a resposta é: não!

Há alguns anos atrás, a toxina botulínica ficou famosa com o nome de “botox”, onde era aplicada basicamente nas rugas com o objetivo de eliminá-las completamente, o que muitas vezes deixava um resultado estético artificial.  

Atualmente, os procedimentos com a toxina botulínica vão muito além do tratamento de rugas. 

Agora, o seu principal objetivo é suavizar as expressões negativas da face, deixando sua aparência o mais natural possível. 

Além de ser administrada em locais como a testa, entre as sobrancelhas e rugas oculares, passou a ser feita em músculos da parte inferior da face e pescoço. 

Veja também: Rugas ao redor dos olhos: 5 dicas para preveni-las

Quanto tempo duram os efeitos da toxina botulínica?

O efeito da toxina botulínica é transitório, ou seja, não possuem duração vitalícia. Geralmente, os resultados duram de três a seis meses, variando conforme o organismo da pessoa.

Além disso, outros fatores podem influenciar na durabilidade do tratamentos, tais como:

  • Tireoide e distúrbios hormonais;
  • Alguns medicamentos;
  • Atividade física com dano oxidativo intenso como: triathlon, corridas, ciclismo, musculação com intensamente e muita frequência.

Quando a pessoa está com sua saúde geral em dia, os resultados tendem a ter maior durabilidade a cada aplicação.

Como é um procedimento das áreas dermatológicas e de cosmiatria, sua indicação e execução deve ser feita apenas por um médico especialista.  

O ideal é procurar um dermatologista certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia  para avaliar se a toxina botulínica é a indicação mais adequada para as suas necessidades.

Confira também: Rejuvenescimento facial: 6 tratamentos para uma pele jovial

Conte com a Scipioni

Está interessada(o) em realizar um procedimento com toxina botulínica? Conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. 

Entre em contato pelo número (48) 99116-1001 e agende uma consulta.

Compartilhar Post