Abdominoplastia

Abdominoplastia em Florianópolis na Clínica Scipioni. Você conhece a Abdominoplastia? Entenda tudo sobre a cirurgia plástica que corrige a flacidez de pele do abdômen e tire suas dúvidas conosco! 

Abdominoplastia em Florianópolis

Existem diversos fatores que podem estar relacionados com a flacidez do abdômen, como a gravidez, o envelhecimento e a perda natural de tônus muscular, grandes oscilações de peso (efeito sanfona), genética e até cirurgias prévias.

É comum que o tão sonhado abdômen lisinho e tonificado não seja alcançado apenas com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos. E o que pode ser feito? A solução é a abdominoplastia! Ela visa deixar a aparência da barriga mais plana e tonificada.

Você sabe como funciona? Se a resposta for não, então siga a leitura e descubra tudo sobre o procedimento!

O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia é um tipo de cirurgia plástica a qual consiste na remoção do excesso de gordura, responsável por causar flacidez na porção inferior do abdômen.

Assim, o principal objetivo deste procedimento é criar um perfil abdominal tonificado e plano, a partir da restauração dos músculos abdominais que estão enfraquecidos ou separados.

Quais são os tipos de abdominoplastia?

A abdominoplastia consiste em diferentes tipos de técnicas. Acompanhe a seguir e saiba quais são.

Abdominoplastia tradicional

Essa é a técnica de abdominoplastia mais tradicional. O principal objetivo é corrigir a flacidez muscular do abdome superior e inferior e o excesso de pele do abdômen. Nesta técnica é feito um novo umbigo.

Abdominoplastia extensa ou circunferencial

Essa técnica é muito semelhante à tradicional. No entanto, além da remoção do excesso de pele e correção da flacidez, os excessos laterais também são retirados.

Além disso, a incisão e a cicatriz são maiores, desde o início da barriga até o término das costas, retirando assim, o excesso da região das costas e quadril.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia utiliza a mesma técnica aplicada no método tradicional, só que em uma versão bem reduzida. 

Este tipo de técnica atua apenas na região abaixo do umbigo, sem a necessidade de transposição do mesmo. Por isso, ela é considerada uma cirurgia parcial.

Além disso, é considerada menos invasiva por deixar cicatrizes consideravelmente menores e por ter um tempo de recuperação mais curto.

Lipoabdominoplastia

Este tipo de abdominoplastia é indicado principalmente para pessoas com excesso de pele, flacidez e gordura na região do abdômen. Dessa forma, o tratamento é um conjunto da abdominoplastia com lipoaspiração.

O procedimento consiste desde a retirada da gordura localizada até a remoção do excesso de pele e flacidez na região interior do abdômen. Assim, além de trazer muitos benefícios ao paciente, a técnica também permite a tão sonhada barriga chapada e uma silhueta mais fina e modelada.

Quais são os cuidados no pré-operatório?

O médico deve avaliar o estado geral e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco por meio das consultas pré-operatórias e exames complementares.

As avaliações podem incluir exames de sangue, urina, eletrocardiograma do coração e exames de imagem. Qualquer alteração na menstruação ou possibilidade de gravidez deve ser comunicada ao cirurgião.

Outro fator muito importante é parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia. Em alguns casos, é preciso ajustar medicamentos atuais e evitar certas medicações como aspirina e anti-inflamatórios para não correr o risco de sangramentos.

Além disso, é fundamental comunicar sobre qualquer tipo de infecção que possa surgir uma semana antes da cirurgia, como um resfriado ou herpes, por exemplo.

O médico também poderá indicar uma dieta mais balanceada meses antes da abdominoplastia, rica em vitaminas A,B,C, Ferro e Zinco para deixar o corpo bem nutrido e facilitar o processo de cicatrização. 

Como a abdominoplastia em Florianópolis é feita?

Após a anestesia, o cirurgião plástico dá sequência ao procedimento com uma incisão horizontal inferior no abdômen, que segue ao descolamento da área entre a linha do púbis e o umbigo. 

A extensão e formato podem variar conforme as necessidades de cada paciente, ou seja, o grau de correção necessário.

Através da incisão, os músculos enfraquecidos do abdômen são reparados e suturados, ao mesmo tempo em que o excesso de gordura, e pele são removidos, resultando em um abdômen mais plano e uma cintura mais marcada. 

É comum que a abdominoplastia seja feita em conjunto com a lipoaspiração. Isso dará uma aparência ainda mais tonificada e condicionará melhor o contorno corporal.

No dia da cirurgia, você deve levar alguém para acompanhá-lo (a) e fazer companhia ao menos na primeira noite após o procedimento.

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

Na maioria das vezes, a cicatriz fica como se fosse um linha fina mais clara que a pele logo acima da região pubiana, local que fica escondido ao colocar biquíni. 

Em alguns casos a cicatriz fica mais curta e outros mais comprida, dependendo da quantidade de pele a ser retirada. 

Algumas vezes ao invés de uma cicatriz em formato de linha será necessário uma formato de “T” invertido ou âncora bem no centro.

Isto ocorre normalmente quando a paciente não tem tanta flacidez de pele, a parte vertical da cicatriz representa o antigo umbigo que foi retirado e costurada a pele no local.

O tamanho da cicatriz irá variar de acordo com a quantidade de retirada da gordura e de pele. Assim, quanto menor for essa retirada, menor o tamanho da marca.

No entanto, a marca da cicatriz costuma ser discreta, sendo coberta pelo biquíni ou roupa íntima. Porém, em casos em que a paciente apresenta excesso de pele e flacidez e é necessário aplicar uma abdominoplastia em âncora, a cicatriz ficará mais visível.

Vale ressaltar que não há como prever exatamente como a cicatriz ficará, dependendo também da genética do paciente e dos cuidados no pós-operatório. Por isso, é fundamental seguir com cuidado e atenção todas as orientações do cirurgião plástico.

Posso fazer a abdominoplastia estando acima do peso? 

SIM. A abdominoplastia é indicada para perda de peso em alguns casos, mas o recomendado sempre é estar o mais próximo do seu peso ideal. 

O procedimento não substitui a necessidade de uma dieta balanceada antes e após a cirurgia ou um programa adequado de atividades físicas.

Além disso, ela também não visa a correção das estrias, no entanto, boa parte pode ser removida ou ligeiramente melhorada se estiverem nas áreas em que a pele adicional é removida.

Qual o tempo de recuperação da abdominoplastia e quais os cuidados no pós-operatório?

O tempo de recuperação da abdominoplastia irá depender da orientação do cirurgião plástico. 

No entanto, a maioria das pessoas retorna às suas atividades profissionais em 10 dias, obviamente depende de cada profissão, porém, o retorno à atividade física demora um pouco mais, em torno de 30 dias.

O tempo de recuperação da abdominoplastia irá depender da orientação do cirurgião plástico, no entanto, de maneira geral, uma recuperação segura e efetiva leva em torno de em média 30 dias.

Quanto aos cuidados no pós-operatório, é importante segui-los com atenção e cuidado para que os resultados sejam satisfatórios. Veja a seguir quais são eles:

  • Fazer o repouso pelo tempo recomendado;
  • Usar a cinta modeladora, se esta estiver indicada;
  • Não se expor ao sol;
  • Não usar medicamentos por conta própria;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Fazer sessões de drenagem linfática;
  • Higienizar o local de incisão;
  • Fazer os curativos pelo período recomendado.

Atividades como voltar a trabalhar, dirigir e treinar são liberadas aos poucos, em média 30 dias após a operação, conforme avaliação do profissional.

Em quanto tempo vou ver os resultados da abdominoplastia?

Os resultados da abdominoplastia são perceptíveis desde os primeiros dias após a cirurgia, mesmo com inchaço e a dificuldade de assumir uma posição ereta. 

O contorno corporal já fica completamente diferente, a cintura afina e a “pochete de gordura” não aparece mais. 

O resultado final se dá em 3 a 4 meses quando a silhueta está completamente desenhada.

Em média em uma semana após o procedimento a paciente já consegue ficar totalmente em pé e poderá começar a ver melhor os resultados do seu novo contorno.

Como escolher uma clínica para realizar a abdominoplastia em Florianópolis?

A abdominoplastia é uma cirurgia que requer conhecimento, experiência e qualificação adequada do cirurgião para garantir bons resultados e a saúde do paciente. 

Nesse processo, é fundamental escolher um bom hospital, além de se certificar que seu cirurgião plástico é capacitado para realizar o procedimento que você procura.

Por isso, é importante:

  • Verificar a capacitação do médico (formação acadêmica e residência em cirurgia plástica);
  • Confirmar as credenciais do cirurgião plástico (RQE e CRM);
  • Confirmar se ele é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
  • Verificar se a clínica possui uma boa estrutura;
  • Buscar depoimentos de pacientes anteriores.

Onde fazer a abdominoplastia em Florianópolis?

Está procurando um lugar para realizar sua abdominoplastia em Florianópolis?

Toda intervenção cirúrgica deve ser feita com um cirurgião plástico especializado para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o procedimento.

A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade. 

Abdominoplastia em Florianópolis na Clínica Scipioni.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma avaliação!

Compartilhar Post