Rugas ao redor dos olhos: 5 dicas para preveni-las

As rugas ao redor dos olhos são uma das primeiras evidências do processo de envelhecimento do rosto. Elas podem deixar o olhar com uma aparência triste, cansada e caída.  

A boa notícia é que existem procedimentos modernos que tratam e rejuvenescem essa região. Além disso, existem algumas medidas que ajudam a retardar os efeitos do tempo em volta do olhar. Confira a lista que preparamos para você. Boa leitura!

Como prevenir as rugas ao redor dos olhos?

1 – Protetor solar ajuda a prevenir as rugas ao redor dos olhos

Os famosos raios UV possuem efeito cumulativo e penetram profundamente na pele. A exposição solar pode provocar inúmeras alterações como: sardas, manchas, rugas, sulcos, intensificação das linhas de expressão e envelhecimento precoce.

Por isso, a proteção diária com protetor solar é essencial para cuidar da pele e da saúde, mesmo durante o inverno ou em dias nublados. O ideal é escolher filtros específicos para o rosto, com FPS acima de 50, pois a durabilidade do efeito é maior, além disso, é fundamental reaplicar durante o dia.  

Antes de escolher um produto, certifique-se de que o rótulo contenha os testes comprobatórios. Se você possui tendência à acne, o ideal é evitar filtros com óleo ou gel creme. Já para quem sua bastante, recomenda-se evitar os géis pois saem facilmente.

2- Não dormir de maquiagem

Dormir de maquiagem é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde da pele do rosto, podendo favorecer o surgimento das rugas ao redor dos olhos. Por isso, reforçamos: nunca durma de maquiagem.

À noite, retire a maquiagem com produtos demaquilantes como loções micelares, que são a melhor opção, ou lenços umedecidos com ação demaquilante. Após lave o rosto com sabonete específico para sua pele e com ph compatível entre 5,4 a 5,6 e faça as demais etapas do seu skincare.

Pela manhã, retire com água normal os produtos que você aplicou ao dormir. Consulte um dermatologista para indicar produtos específicos para o seu tipo de pele.

3 – Hábitos saudáveis

A saúde da pele está conectada diretamente ao bom funcionamento do organismo. Por isso, levar um estilo de vida com hábitos saudáveis faz toda a diferença na hora de retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo.

Alguns deles com certeza você já viu falar, confira a lista:

  • Beber bastante água, cerca de 40 ml por kg de peso por dia;
  • Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras;
  • Fazer atividade física regularmente;
  • Dormir bem, tendo um sono leve e reparador;
  • Evitar uma rotina estressante;

4 – Óculos de sol

Você sabia que o movimento de contração dos olhos é um dos responsáveis pelo surgimento dos temidos “pés de galinha”? Portanto, se você se expõe ao sol diariamente, é fundamental usar óculos de sol para evitar esse movimento e proteger adequadamente a pele da região.

Você também pode usar chapéu de abas largas ou boné, além de sombrinhas para complementar a proteção.

Além disso, se você força os olhos para assistir TV, trabalhar, ler um livro ou até mesmo ver o celular, procure um oftalmologista para eliminar este hábito.

5 – Evitar o cigarro previne as rugas ao redor dos olhos

Fumar faz extremamente mal à saúde, desencadeando o surgimento de diversos tipos de câncer, problemas cardíacos, além de inúmeros danos à pele, como o envelhecimento precoce, manchas, flacidez e rugas, especialmente no rosto onde a pele é mais fina e sensível.

Fumar causa perda de colágeno, rugas ao redor dos olhos e linhas de expressão próximas à boca, manchas que alteram o tom da pele e poros mais dilatados. Ou seja, elimine o tabaco da sua rotina o quanto antes.

Como tratar as rugas ao redor dos olhos?

Toxina Botulínica

Previne e trata rugas, paralisando os músculos que causam o problema, eliminando a aparência de olhar triste e cansado.

Se você está buscando tratar além das rugas ao redor dos olhos, a toxina botulínica também é uma excelente opção para outras regiões da face, como a testa, rugas entre as sobrancelhas, sobrancelhas caídas, rugas nasais, ponta do nariz caída e melhora do contorno facial e das rugas do pescoço, proporcionando um ar mais jovem e descansado nas expressões faciais.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico promove um efeito natural de rejuvenescimento na pele, corrigindo a flacidez e as rugas ao redor dos olhos, hidratando-a profundamente, suavizando até mesmo as tão indesejadas olheiras.

Você também pode buscar o tratamento caso queira corrigir alguma assimetria no rosto, imperfeições no nariz ou avolumar os lábios.

Saiba mais: Ácido Hialurônico: conheça o poder da substância para a pele

Blefaroplasma

O tratamento estimula a produção de colágeno e promove uma retração da pele, deixando-a mais firme, suavizando as rugas ao redor dos olhos e a flacidez palpebral. O procedimento é feito com um equipamento italiano chamado plasmage.

Blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia corrige o excesso de pele, bolsas de gordura e de flacidez muscular presentes nas  pálpebras superiores e inferiores, rejuvenescendo a aparência na área ao redor dos olhos, deixando o olhar mais jovem, descansado, alegre e alerta.

Veja também: Blefaroplastia: saiba tudo sobre a cirurgia das pálpebras

Consulte o seu dermatologista ou cirurgião plástico para saber o que a sua pele realmente precisa e só então, iniciar o tratamento mais preciso para o seu caso.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre as opções de tratamento para as rugas ao redor dos olhos que disponibilizamos aqui na Scipioni.

Conte com a Scipioni

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em contato pelo número (48) 99116-1001 e agende uma consulta.

Compartilhar Post