Tratamento com laser: quando é indicado?

O tratamento com laser vem se tornando cada vez mais popular à medida que as tecnologias em aparelhos dermatológicos avançam.

O termo corresponde a sigla inglesa para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que ao pé da letra significaria “ampliação da luz por emissão simulada de radiação”.

Na realidade, o laser é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética, utilizada com diversas finalidades. Na dermatologia, esta forma de energia é usada para promover modificações físicas, químicas e biológicas em uma determinada área da pele.

O laser é capaz de tratar manchas, por exemplo, como o melasma, ou até mesmo estimular a produção de colágeno novo, como é feito com o uso de lasers fracionados. 

As opções são amplas, por isso, vamos listar algumas das suas principais indicações. Confira!

Tratamentos com laser

Melanose solar

Conhecidas como “manchas senis” por serem surgirem em pessoas com idade mais avançada, a melanose solar, na realidade, são manchas decorrentes da exposição solar ao longo dos anos.

As manchas escurecidas e de formato arredondado, geralmente são vistas em áreas como as mãos, antebraços, face e colo. O tratamento pode ser feito com Luz Intensa Pulsada ou com lasers ablativos – causam pequenas lesões na pele – ou não ablativos.

Melasma

O melasma é uma doença de pele causada por uma disfunção na pigmentação da pele devido à concentração de melanina. 

Mais frequente em mulheres, a condição caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns no rosto, em regiões como testa, bochecha, queixo e nariz.

Não é frequente o melasma se manifestar em regiões extrafaciais, porém, as manchas também podem aparecer no pescoço, colo e braços, áreas também muito expostas ao sol.

O tratamento com laser pode ser feito com o objetivo de controlar o problema. Como o melasma tem evolução recorrente, o ideal é tratá-lo continuamente, sempre associando com o uso de cremes clareadores e filtro solar.

Medicamentos via oral, peelings e microagulhamentos também podem ser indicados.

Pigmentos de tatuagem

O tratamento com laser é usado na remoção dos pigmentos de tatuagem e também de maquiagens definitivas indesejadas. As cores mais escuras, como preto e azul, são removidas com maior facilidade do que as mais claras, como amarelo.

Rejuvenescimento

O tratamento para rejuvenescimento pode ser feito com Luz Intensa Pulsada, lasers ablativos e não ablativos, Infravermelho, radiofrequência e outras tecnologias para melhorar rugas e flacidez da pele.

O laser fracionado CO2 para rejuvenescimento é um dos melhores tratamentos não cirúrgicos atuais.

Ele atua na uniformização da pele e na diminuição de manchas e cicatrizes de acne, podendo ser aplicado tanto no rosto como em outras regiões do corpo, como pescoço, colo, braços e mãos.

Estrias

O tratamento das estrias pode ser feito com lasers, Luz Intensa Pulsada e peelings, indicados para estrias recentes e antigas.

Eles atuam nas camadas superficiais da pele, epiderme e derme superficial, promovendo um aumento do “ turnover celular”, estimulando o aparecimento de células jovens, removendo manchas destas camadas e estimulando fibras colágenas e elásticas na derme. 

Cremes com ácido retinóico, ácido glicólico ou com vitamina C, microagulhamento, radiofrequência e bioestimuladores também podem ser indicados.

Celulite e flacidez corporal

Celulite e flacidez corporal podem ter a aparência suavizada após tratamentos com aparelhos que combinam radiofrequência, infravermelho, ultrassom, ondas acústicas e outras tecnologias.

Gordura localizada

O tratamento com ultrassom, radiofrequência, resfriamento/criolipólise e lasers invasivos, como laserlipólise, são eficazes na redução do tecido gorduroso localizado em áreas como abdômen e flancos, e outras regiões como a papada, por exemplo.

Estética íntima feminina

O tratamento com laser fracionado de CO2 pode ser utilizado para o rejuvenescimento da região íntima, bem como para o tratamento de alterações funcionais que aparecem na menopausa, como a incontinência urinária.

O ideal é procurar um profissional de confiança, experiente e certificado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para alcançar resultados satisfatórios e seguros.

Conte com a Scipioni

Ficou interessada em realizar o tratamento com laser dos seus sonhos? Conte com a clínica Scipioni.

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma

humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. 

Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post