Home    ›    Blog    ›    Dermatologia Clínica    ›    Ninfoplastia: o que é, como é feita e resultados
Blog

Ninfoplastia: o que é, como é feita e resultados

Ninfoplastia: o que é, como é feita e resultados
Ninfoplastia: o que é, como é feita e resultados

Você já ouviu falar em ninfoplastia? Trata-se de uma cirurgia íntima de “rejuvenescimento vaginal” que vem conquistando cada vez mais o mercado brasileiro.

Segundo pesquisa da  Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mais de 21 mil mulheres por ano procuram o procedimento no Brasil, dentre elas algumas famosas como Geisy Arruda e Maíra Cardi.

Quer saber mais sobre essa cirurgia, como ela é realizada, informações sobre resultados e cuidados no pós operatório? Continue lendo!

O que é ninfoplastia?

De forma mais precisa, a ninfoplastia, ou labioplastia, é uma abordagem cirúrgica realizada nas bordas dos pequenos lábios da genitália externa feminina – as estruturas que protegem a entrada da vagina.

Por meio da retirada do excesso de tecido, a cirurgia íntima tem como principal finalidade a redução desses lábios menores e o remodelamento de possíveis assimetrias ou frouxidão.

Para quem é indicada?

No geral, as mulheres que mais procuram a ninfoplastia desejam corrigir o formato dos pequenos lábios por motivos de estética, ou porque se queixam de dores nas relações sexuais. Isso porque, durante a penetração, eles tendem a se dobrar para dentro da vagina, podendo causar forte incômodo.

Além disso, quando são maiores que os grandes lábios ou excedem os 5cm de largura, essas estruturas podem causar desconforto fora do ato sexual, como no uso de roupas apertadas e na prática de atividade física.

Embora seja menos comum, existem casos em que a dificuldade de higienizar a região resulta em infecção por conta do acúmulo de urina ou outras secreções vaginais. Nestas situações, portanto, também se recomenda a cirurgia. 

Outra queixa frequente é o aspecto mais “murcho e flácido” da região genital. Isso acontece pela perda progressiva dos coxins gordurosos da região pubiana e dos grandes lábios.

A hipertrofia de clitoris causada pelo uso indiscriminado de testosterona também deixa um aspecto mais masculinizado na genitália feminina, e isso não é reversível após a suspensão da reposição hormonal.

Possíveis causas do problema

Ainda não há consenso científico a respeito das causas definitivas hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, mas alguns fatores são relatados como principais gatilhos do problema:

  • Fatores genéticos
  • Irregularidades hormonais na puberdade ou durante a gravidez
  • Uso indiscriminado de anabolizantes ou esteroides
  • Flacidez durante o período de gestação 
  • Alteração estrutural do tecido após intervenção cirúrgica
  • Processo normal de envelhecimento 

Como é feita a ninfoplastia?

Durante a etapa do pré-operatório, o médico responsável pela cirurgia poderá solicitar exames complementares para avaliação do quadro de saúde da paciente, além de fornecer orientações específicas de preparo. 

Algumas recomendações gerais, no entanto, são o jejum de 8 horas antes da ninfoplastia, a interrupção de certos medicamentos, e não consumir álcool ou fumar alguns dias antes. A operação em si dura de 40 minutos a 1 hora e meia, e geralmente se aplica anestesia raquidiana ou peridural com sedação simples. 

O cirurgião plástico removerá o excesso dos pequenos lábios. Após o procedimento, as cicatrizes costumam ser inaparentes.

Frequentemente, procede-se o preenchimento dos grandes lábios e região pubiana com gordura ou nanofat, retornando o aspecto jovem nesta região.

No caso das hipertrofias de clítoris pode-se proceder a correção cirúrgica desta área.

Muitas vezes após o procedimento cirúrgico utiliza-se laser para melhorar ainda mais o aspecto da pele no local e também melhorar a lubrificação e a flacidez da parede vaginal.

Cuidados no pós-operatório

Embora possam ocorrer algumas complicações em casos mais raros (como hematomas, infecções ou abertura dos pontos), a recuperação da ninfoplastia costuma ser razoavelmente tranquila e sem dores. Mas, como em toda cirurgia plástica, alguns cuidados são necessários nos dias que se seguem. 

O repouso total em casa pode ser recomendado dependendo do procedimento realizado, a suspensão temporária das atividades com muito esforço físico e caminhada pode ser requerida.

As atividades físicas podem retornar à rotina de modo gradual após 2 a 3 semanas, mas as relações sexuais precisam ser interrompidas por 15 a 45 dias. 

Quanto ao vestuário, é recomendado que a mulher use roupas confortáveis e calcinhas folgadas, de algodão, durante pelo menos uma semana.

No que se refere à higiene, os banhos devem ser feitos com temperatura morna e sabonete neutro, evitando a água do mar e da piscina. 

Na hora de ir ao banheiro, também é interessante higienizar o local com sabonete e água morna para evitar o acúmulo de bactérias e uma possível infecção. 

Em quanto tempo surgem os resultados?

Por último, falemos um pouco dos resultados da cirurgia. A cicatriz, como já foi dito, normalmente é inaparente, já que acaba se incorporando às dobras naturais da genitália.

Para que ela suma completamente de forma mais rápida, algumas dicas podem ser úteis no processo de cicatrização, como evitar o sol, roupas muito apertadas e exercícios que pressionem a região. 

Os resultados estéticos já são perceptíveis já nas primeiras semanas da cirurgia, mas é preciso esperar de 3 a 6 meses para que a cicatrização se finalize completamente e os resultados sejam definitivos.

É importante dizer que, embora a maioria dos estudos defendam causas congênitas para a hipertrofia dos lábios menores, há quem a associe com fatores cotidianos como roupas apertadas, infecções e atrito na região. Assim, é possível que o problema retorne, sendo necessária a repetição da ninfoplastia. 

Como escolher uma clínica para realizar a ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia que requer conhecimento, experiência e qualificação adequada para garantir bons resultados e a saúde do paciente. 

Nesse processo, é fundamental escolher uma boa clínica, além de se certificar que seu cirurgião plástico ou ginecologista é capacitado para realizar o procedimento que você procura.

Por isso, é importante:

  • Verificar a capacitação do médico (formação acadêmica e residência em cirurgia plástica);
  • Confirmar as credenciais do cirurgião plástico (RQE e CRM);
  • Confirmar se o médico(a) é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
  • Verificar se a clínica possui uma boa estrutura;
  • Buscar depoimentos de pacientes anteriores.

Onde fazer a ninfoplastia em Florianópolis?

Está procurando um lugar para realizar sua ninfoplastia em Florianópolis?

Os procedimentos devem ser feitos por um cirurgião plástico ou ginecologista para garantir resultados satisfatórios e a sua segurança durante e após o tratamento.

A Clínica Scipioni possui uma infraestrutura completa que garante seu conforto e bem-estar durante todas as etapas do tratamento, além de uma equipe especializada e experiente para assegurar uma cirurgia de qualidade. 

Ninfoplastia em Florianópolis é na Clínica Scipioni.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp e agende uma avaliação!

Clínica especializada em Cirurgia Plástica e Dermatologia

Sua autoestima renovada!

Cadastre-se e receba com exclusividade
conteúdos e dicas para cuidar da beleza e saúde