Manchas nas axilas: como clarear a região?

A axila é uma região do corpo que muitas vezes é deixada de lado e não recebe os cuidados adequados. Ao usar um biquíni, vestido ou blusa de alcinha, ela pode ficar em evidência e causar grande desconforto para quem sofre com manchas escurecidas embaixo das braços.

Você está sofrendo com manchas nas axilas? Saiba como tratar e prevenir esse problema!

O que causa as manchas nas axilas? 

Você já se perguntou o que pode acontecer para as manchas escuras na axila aparecerem?

Toda pele quando agredida reage com um processo inflamatório que pode resultar no surgimento de um pigmento escuro.  

As manchas nas axilas podem acontecer por diversas razões: 

  • Métodos de depilação: cera quente e lâmina que podem agredir a pele causando irritação e levando ao escurecimento
  • Foliculite (aquelas bolinhas de correntes de pêlos encravados  
  • Obesidade: ingestão excessiva de calorias leva a uma produção exagerada de insulina, provocando escurecimento da região  
  • Uso de desodorante inadequados: principalmente aqueles  o que contém na formulação grande concentração de álcool e alumínio e que tem como função impedir a transpiração, entretanto, podem ser absorvidos pelo organismo e se acumularem 
  • Exposição solar: pode causar ou agravar manchas já existentes
  • Fungos e bactérias: por ser uma região úmida, caso não seja seca corretamente após o banho, pode favorecer o acúmulo e a proliferação dos microorganismos que causam o escurecimento

Como clarear as manchas?

Peelings

Tantos peelings físicos quanto os químicos são eficazes para tratar as manchas que afetam as axilas. 

Os peelings atuam nas camadas superficiais da pele, epiderme e derme superficial, promovendo um aumento do “ turnover celular”, estimulando o aparecimento de células jovens e a renovação natural dos tecidos, removendo as manchas destas camadas.

Além disso, o tratamento estimula as fibras colágenas e elásticas na derme. 

Dermocosméticos clareadores

Atualmente, existem diversas opções de dermocosméticos que podem ser usados para clarear as axilas. Produtos à base de antibióticos e anti-inflamatórios, com ação clareadora e ricos em Phe-Resorcinol; vitamina C; ácido Kójico, glicólico, tranexâmico podem ser uma boa opção para clarear a região.

Além disso, os produtos variam entre cremes e desodorantes que prometem clarear as manchas nas axilas.

Laser

Através da emissão de feixes de luz o laser consegue tratar especificamente cada estrutura da pele. É altamente seletivo e promove excelentes resultados na melhora da qualidade da pele e manchas

O procedimento também promove o aumento do “turnover celular”, quando as células são renovadas, sendo que as mais superficiais são substituídas por novas.

O laser fracionado de erbium e CO2 com drug delivery também são uma boa opção para as manchas nas axilas. O drug delivery é a entrega de princípios ativos clareadores e de hidratação das camadas mais profundas da pele.

Esfoliação 

A esfoliação também é uma das opções para clarear as axilas e pode ser feita uma vez por semana. Essa técnica tem como objetivo remover bactérias e células mortas da superfície da pele, promovendo melhora no processo de clareamento.

Como prevenir as manchas na axila?

Para prevenir as manchas nas axilas o ideal é ter uma rotina de cuidados bem simples. Primeiro lembre-se de lavar as axilas com água corrente e sabonete para remover as impurezas e o desodorante e secar bem a região. 

Isso porque quando a região está limpa e seca evita a proliferação de fungos e bactérias causadoras de odores. Além disso, opte por desodorantes em versões mais hidratantes e menos irritantes, sem álcool na formulação.

Caso você sofre com suor excessivo nas axilas, o tratamento com o toxina botulínica é uma ótima opção para resolver os dois problemas de uma vez só.

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com manchas nas axilas, conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Acesse nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post