Estrias: saiba qual é o tratamento ideal

É comum usar menos roupas em determinadas épocas do ano, como shorts, biquínis, maiôs ou até mesmo em casa para ficar mais à vontade. Mas, para muitas mulheres, o corpo mais à mostra é sinônimo de sofrimento, vergonha e insegurança devido as famosas estrias.

Cada corpo conta uma história diferente e o surgimento das marcas podem ser decorrência de diversos fatores. Por isso, o tratamento é totalmente individualizado e deve ser feito por um profissional dermatologista. Quer saber mais sobre os tratamentos para estrias? Então siga a leitura!

O que são estrias?

As estrias é uma atrofia tegumentar adquirida, linear, que surge a partir do rompimento das fibras elásticas e colágenas em áreas de estiramento da pele. 

De aparência deprimida ou levemente elevada e enrugada, geralmente, surgem na pele das coxas, glúteos, barriga, braços e região axilar, seios e costas em tons avermelhados ou arroxeados em seu surgimento e passam a ficar brancas conforme o tempo, classificadas como estrias recentes e antigas.

Embora sejam mais frequentes entre as mulheres, aparecem também os homens, podendo ser discretas ou exuberante. 

O que causam as estrias?

Não existe uma causa definida para o surgimento das estrias, porém, comumente surgem em períodos em que há distensão da pele, como crescimento acelerado durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos, gravidez, após colocação de próteses (ex: mamas) ou ganho de peso rápido.

Além disso, podem decorrer do uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.  

Portanto, sabe-se que diferentes fatores atuam em conjunto, sejam mecânicos, bioquímicos, hormonais ou predisposição genética, causando a alteração das que compõem a pele normal.

Como prevenir?

Simples cuidados podem ajudar a prevenir o surgimento das estrias.

  • Hidratação: ajuda na manutenção da qualidade da pele, deixando a aparência de brilho saudável e com tom uniforme. Use dermocosméticos indicados pelo dermatologista;
  • Água: para que a pele fique com aparência hidratada e saudável, o essencial é consumir cerca de 40 ml por kg de peso por dia;
  • Controle o ganho de peso: invista em dietas ricas em fibras (frutas, legumes e verduras), evite produtos processados ricos em açúcares e gorduras e pratique exercícios regularmente. O mais importante é evitar o ganho de peso rápido.

Tratamento através da dermatologia 

O tratamento das estrias pode envolver mais de um processo terapêutico e os seus resultados são variáveis. Deve ser individualizado e feito por um dermatologista.

O ideal é iniciar o tratamento precocemente, quando as estrias são recentes e ainda estão na fase rosada ou arroxeada. 

Dentre as técnicas mais eficazes e usadas para o tratamento das estrias, estão:

  • Medicamentos de uso tópico: cremes com ácido retinoico, ácido glicólico ou com vitamina C.
  • Laser, Luz Intensa Pulsada, Peelings: indicados para estrias recentes e antigas, atuam nas camadas superficiais da pele, epiderme e derme superficial, promovendo um aumento do “ turnover celular”, estimulando o aparecimento de células jovens, retirando manchas destas camadas e estimulando fibras colágenas e elásticas na derme. 
  • Microagulhamento aliado ou não a radiofrequência: tem como principal função o estímulo das fibras colágenas e elásticas de uma camada um pouco mais profunda da pele. Essa técnica ainda permite o “ drug delivery” que é a entrega de princípios ativos clareadores e de hidratação das camadas mais profundas da pele.
  • Radiofrequência: equipamentos não ablativos que aquecem a derme e estimulam o colágeno.
  • Bioestimuladores: o tratamento com bioestimuladores como radiesse e sculptra  principalmente naquelas estrias mais antigas em áreas com flacidez, como abdome, é uma alternativa excelente.

Somente após a consulta e avaliação será determinada a técnica ou a combinação delas.

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com estrias e precisa de ajuda, conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Clique aqui e agende uma consulta.

Compartilhar Post