Cirurgia plástica: o que avaliar ao escolher um especialista?

Você sabia que o Brasil é o líder mundial no ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas

Isso porque a cada ano, pessoas estão buscando por procedimentos para corrigir lesões deformantes e defeitos congênitos, melhorar a aparência física e elevar sua autoestima em relação ao próprio corpo.

Neste caso, é fundamental escolher um especialista capacitado e de confiança para realizar qualquer intervenção estética. Está precisando de ajuda para encontrar o cirurgião plástico ideal? A Scipioni ajuda você! 

Separamos uma lista com os principais pontos de avaliação para auxiliar você na hora da escolha. Boa leitura!

Procure uma clínica especializada

Primeiramente, ao iniciar a busca antes de realizar os procedimentos, o ideal é prezar por uma clínica especializada em cirurgia plástica. Parece óbvio, não é? Porém, muitas clínicas oferecem tratamentos estéticos genéricos e superficiais sem referência alguma na área.

Procure saber há quanto tempo a clínica atua no mercado e quais procedimentos são oferecidos. Certifique-se de analisar o alvará de funcionamento e a licença sanitária do local. Além disso, verifique as credenciais do cirurgião em órgãos reguladores de medicina no Brasil (CFM e RQE) e confirme se tudo está em dia.

Verifique a capacitação do cirurgião plástico

Para a formação de um cirurgião plástico, são necessários 11 anos de estudo. Os primeiros  6 anos como médico, 2 em cirurgia geral e mais 3 anos em cirurgia plástica

Pesquise se o médico possui uma boa formação, ele deve ter experiência em clínica geral e especialização em cirurgia plástica. Assim, você garante que o profissional da sua escolha é habilitado para realizar os procedimentos com segurança.

Fique atento: é muito clara a diferença entre um especialista que se prepara durante 11 anos e outro profissional da medicina sem habilitação e estudos na área de cirurgia plástica. 

Certifique-se das credenciais

Vale a pena averiguar também as credenciais do profissional no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O órgão recomenda que todos os pacientes, para sua própria segurança, verifiquem se o cirurgião tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina e se de fato, especializou-se em cirurgia plástica.

Analise depoimentos de pacientes anteriores

Outra dica muito importante para encontrar o profissional certo é procurar indicações. Pergunte a amigos ou familiares que já tenham passado por alguma intervenção estética, ou que conheçam alguém que passou, nomes de médicos que você possa entrar em contato.

Procure também por referências na internet. Veja o site da clínica e busque pelos profissionais por lá. Outra alternativa, é checar as redes sociais, pois geralmente é na web onde as pessoas relatam e avaliam as experiências com o profissional.

Lembre-se: cheque a credibilidade dos comentários antes e não use as redes sociais como única fonte.

Se você realiza ou realizou outros tratamentos com profissionais de outras áreas, peça indicação a eles também. Quanto mais você perguntar, mais informações conseguirá reunir para auxiliar na tomada da decisão.

Preze por um bom atendimento

Depois de avaliar pontos como credibilidade e reputação do cirurgião plástico e da clínica, estime por um bom atendimento. Quando se trata da sua saúde, você deve ser exigente quanto ao tratamento oferecido, não só na hora da consulta, mas desde o agendamento e da recepção, até a hora do procedimento. 

Estamos falando da sua aparência, portanto, uma boa experiência de atendimento

deve fazer você sentir-se confortável e seguro, além disso, sentir que o seu caso é importante e que está recebendo a atenção apropriada irá ajudar e muito para escolher o lugar certo.

Conheça a estrutura da clínica

Por último, não deixe de conhecer a estrutura da clínica antes de fazer sua escolha. Essa deve ser a parada final antes da sua decisão. 

Tenha em mente o tipo de clínica que você procura e avalie pontos como: instalações modernas, limpas e seguras. Confira o estado dos instrumentos usados pelos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento na consulta.

Agora que você já sabe os principais passos para avaliar o melhor local para realizar sua cirurgia plástica, que tal dar o próximo passo? Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta.

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. Esperamos você!

 

Compartilhar Post