Tratamento da papada: saiba como corrigir o problema

Você sofre com papada? Infelizmente, esse é um dos termos mais temidos quando falamos em beleza facial. O famoso queixo duplo altera o contorno do rosto, prejudicando a estrutura e harmonia da face. A boa notícia é que existe tratamento da papada.

Existem alguns fatores que podem causar ou até mesmo agravar o problema, como alterações de peso e a flacidez decorrente da perda de tônus muscular. 

Quer entender melhor e descobrir como tratar esse problema? Então, siga a leitura!

Tratamento da papada

A papada ou queixo duplo como também é conhecida, nada mais é que um acúmulo de gordura ou excesso de pele na região abaixo do queixo, podendo ser resultado do ganho de peso, envelhecimento ou simplesmente genética.

A condição pode surgir tanto em homens quanto mulheres e frequentemente é mais comum a partir dos 35 anos, quando a pele começa a perder elasticidade, ficando mais flácida e favorecendo seu surgimento.

O queixo duplo pode causar grande desconforto nas pessoas que sofrem com o problema, pois o excesso de tecido nessa região prejudica o contorno da face. A seguir, conheça os tipos de papada!

Tipos de papada

Excesso de gordura

O mais comum é a papada decorrente do excesso de gordura acumulada na entre o queixo e pescoço.

Nestes casos, o problema está associado ao acúmulo de de tecido adiposo no local, pode ocorrer em qualquer idade e geralmente está associado ao sobrepeso.

Excesso de pele

A genética é um grande predisponente para esse tipo de papada. Geralmente é um traço familiar a flacidez em demasia desta região, na maioria das vezes associa-se a um queixo pequeno o que altera o ângulo da região cervical com a mandíbula, causando uma impressão de flacidez e/ou papada maior que realmente existe.

Oscilações de peso ou emagrecimento acentuado podem contribuir para a flacidez e resultar no excesso de pele. Além disso, o envelhecimento e a perda da elasticidade também provocam a papada, muito comum em pessoas mais velhas.

Características fisionômicas

Todos possuem as suas próprias características particulares e isso também pode estar relacionado com o desenvolvimento do queixo duplo.  

Pessoas com hipomentonismo (queixo pequeno ou de pouca projeção) e uma mandíbula mais fina e curta anatomicamente predispõem a uma papada ou queixo duplo.

A flacidez da face pode causar ou piorar a flacidez cervical, por este motivo, na maioria das vezes, inicia-se o tratamento da face e após do pescoço.

Quais procedimentos podem corrigir o problema? 

Dermocosméticos

Os dermocosméticos melhoram a hidratação e o aspecto da pele no local prevenindo uma flacidez maior no decorrer dos anos, mas não conseguem tratar a flacidez

Geralmente, esses cremes são compostos por ácido hialurônico, retinol, vitamina C e E, além de outros componentes capazes de firmar e melhorar a aparência da pele.

Radiofrequência

As ondas eletromagnéticas da radiofrequência penetram profundamente na pele aquecendo a derme, estimulando a produção de novas fibras de colágeno para dar mais firmeza à pele da região. 

Além disso, as altas temperaturas auxiliam na diminuição da gordura localizada com efeitos duradouros.

Este tratamento serve muito mais para prevenção ou para uma flacidez mais leve. O número de sessões é maior e o resultado pode ser visto após alguns meses.

Ultrassom microfocado

Um tratamento utilizado tanto para melhorar a flacidez da pele quanto para diminuir a gordura embaixo dela.

atua na pele, músculos e gordura. excelente proposta para prevenção e acúmulos pequenos de gordura. Os resultados não são imediatos, aparecendo de 3 a 6 meses após o tratamento.

Preenchimentos e Bioestimuladores

Quando a papada é causada por um componente anatômico geneticamente herdado como queixo pequeno e pouco projetado e/ou mandíbula fina e curta sem demarcação de ângulo, ou até mesmo por uma flacidez da região facial lateral por perda de volume, o tratamento com preenchedores e bioestimuladores na face, contorno mandibular e pescoço oferece excelentes resultados que podem ser notados imediatamente após o procedimento.

Lifting

O lifting é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo suavizar os sinais de envelhecimento, na região da face e pescoço, como flacidez, rugas, sulcos, excesso de gordura, entre outros, proporcionando o rejuvenescimento das regiões.

É uma ótima opção para o tratamento da papada e pele frouxa (perda de tônus muscular) e dos depósitos de gordura na face inferior (queixo e mandíbula).

A cirurgia de lifting possui várias técnicas e também difere em extensão e tamanho conforme a necessidade de cada paciente. Pode ser feita de forma ambulatorial com anestesia local e sedação ou um procedimento maior com anestesia geral.

Os resultados do lifting facial aparecerão conforme o inchaço e hematomas forem diminuindo. As linhas de incisão podem começar a suavizar em alguns meses, esse processo varia conforme o organismo de cada paciente. 

Lipoaspiração de mento

Também conhecida como lipo de papada, é o tratamento mais indicado para pessoas que possuem queixo duplo e não tenham flacidez de pele na região, onde o acúmulo de gordura não diminui apesar da perda de peso.

Nesse procedimento, o cirurgião plástico faz uma pequena incisão de cerca de 2 mm na prega do queixo e mais duas próximas às orelhas para remover o excesso de gordura.

A recuperação é rápida e em menos de uma semana o paciente pode retomar suas atividades diárias normalmente. Atividades físicas são liberadas após os primeiros cinco dias.

O tratamento da papada pode envolver mais de um processo terapêutico, sendo individualizado e feito por um dermatologista. Somente após a consulta e avaliação será determinada a técnica ou a combinação delas.

Conte com a Scipioni

Se você está sofrendo com papada e precisa de ajuda, conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Clique aqui e agende uma consulta.

Compartilhar Post