Preenchimento labial: como é feito?

Ter lábios hidratados, volumosos e saudáveis é o desejo de muitas pessoas e através do preenchimento labial é possível. O procedimento minimamente invasivo é capaz de dar volume, rejuvenescer a região ao redor da boca e deixar o rosto com aspecto mais jovial e harmônico.

O procedimento pode ser realizado por um cirurgião plástico ou dermatologista especialista na área, com formação adequada e habilidade técnica. 

Você está pensando em tornar realidade o sonho do preenchimento labial? Então essa leitura é feita para você! Veja como o procedimento é feito e tire suas principais dúvidas.

Como é feito o preenchimento labial?

A técnica do preenchimento labial varia de paciente para paciente conforme suas necessidades. A aplicação pode ser feita no contorno dos lábios ou até mesmo dentro da boca, método mais utilizado para os pacientes que desejam avolumar os lábios.

Geralmente, o cirurgião plástico ou dermatologista inicia o procedimento com a aplicação de uma pomada anestésica no local para reduzir o desconforto na região.

Em seguida, o ácido hialurônico é injetado nos lábios do paciente. A quantidade de produto será definida pelo médico antes do procedimento, lembrando que esse e outros aspectos são avaliados antes da realização do procedimento.

Os profissionais avaliam, por exemplo, qual o melhor ácido hialurônico para ser utilizado, pois conforme o objetivo são utilizados produtos com diferentes pesos moleculares, crosslink e características hidrofílicas. Tudo isso com a finalidade de um resultado adequado e sem complicações.

Ainda durante a avaliação, médico e paciente também alinham outros aspectos, como a possibilidade da aplicação do preenchedor em volta da região dos lábios. Pois é fundamental que o lábio combine com o restante do rosto e tenha uma moldura adequada, ficando harmônico e natural.

Essa é uma opção para quem deseja suavizar as linhas de expressão e obter um resultado ainda mais evidente.

Quais são os produtos que são utilizados?

A substância mais segura para aplicação é ácido hialurônico, específico para lábios.

Isso porque essa substância já é produzida naturalmente pelo nosso corpo e mesmo quando sintética, não ocorre reações e o risco do organismo rejeitar é raro.

O preenchimento labial também pode ser feito com a gordura do próprio corpo, nos casos em que o paciente passou por uma lipoaspiração, por exemplo. Isso porque para retirar a gordura do corpo, o médico precisa anestesiar o paciente.

Em quanto tempo o resultado final aparece?

Como a maioria dos procedimentos estéticos, os lábios também demoram um tempinho para revelar o seu resultado final. 

É normal que após o procedimento os lábios fiquem inchados e em alguns casos, um pouco roxo na região. Estes sintomas costumam começar a desaparecer em até 48 horas após a realização do preenchimento. 

Já o  resultado efetivo final aparece dentro de 3 semanas.

Quanto tempo dura o efeito?

Os efeitos podem variar conforme o organismo do paciente, produto utilizado, técnica realizada e volume aplicado, porém, o mais comum é que o preenchimento labial com ácido hialurônico tenha duração por volta de 6 a 18 meses.

A ação do procedimento é temporária, ou seja, são necessárias aplicações periódicas para a manutenção dos resultados.

Existe alguma contra-indicação?

As recomendações irão depender da avaliação feita pelo cirurgião plástico ou dermatologista. 

Porém, existem algumas situações em que o preenchimento labial é contra-indicado, como: infecções bacterianas ou virais nos lábios ou em cavidade oral, gestantes ou quem possui alergia ao ácido hialurônico ou componentes adjuvantes.

Aconselha-se que pacientes com problemas de saúde crônicos e também gestantes não realizem o procedimento.

Cuidados após o procedimento

O preenchimento labial não é considerado uma cirurgia por não necessitar internação hospitalar. O procedimento é feito com segurança no próprio consultório e o paciente é liberado para continuar suas atividades no mesmo dia.

Apesar de ser um procedimento rápido, existem alguns cuidados e medidas recomendadas para garantir excelência no resultado, como:

  • Evitar batidas na região labial;
  • Colocar compressas geladas no primeiro dia para diminuir o inchaço;
  • Suspender exercícios físicos até, no mínimo, o terceiro dia.

É importante ressaltar que esse procedimento exige que o paciente retorne ao consultório após duas semanas para avaliar o resultado ou realizar refinamentos caso necessários.

Conte com a Scipioni

Ficou interessado em realizar o preenchimento labial? Conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em contato pelo nosso site e agende uma consulta.

Compartilhar Post