Lipoaspiração: mitos e verdades

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remodelar áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura e melhorando os contornos e proporções.

Muitas pessoas, apesar de manter hábitos saudáveis, podem ter o corpo com contornos desproporcionais em função dos depósitos de gorduras localizadas. Isso pode acontecer devido a características genéticas, descontrole do peso ou falta de atividade física. 

Nestes casos, a lipoaspiração pode ser a opção ideal para eliminar os acúmulos de gordura que podem surgir na cintura, coxas, braços, costas, peito e outras partes do corpo.

Você está pensando em realizar o procedimento? Veja os mitos e verdades que separamos para deixar você ainda mais informada (o)! Boa leitura.

A lipoaspiração é uma cirurgia perigosa?

MITO. Você provavelmente já ouviu em alguma conversa ou até mesmo em sites não confiáveis pela internet que a lipoaspiração é um procedimento perigoso. Felizmente, isso não é verdade!

Os riscos da lipoaspiração não são diferentes do que qualquer outra cirurgia plástica do mesmo porte. 

Mas, você já ouviu aquela frase: “Eu conheço um amigo que faz mais barato”? É comum que em função dos preços mais baixos, as pessoas recorram a profissionais não habilitados, que acabam realizando a cirurgia mesmo em pacientes sem condições ideias.

A grande maioria das complicações acaba acontecendo por intercorrências anestésicas ou decorrentes de problemas inerentes , como a trombose, por exemplo.

O ideal é procurar um cirurgião de confiança e habilitado, realizar a cirurgia em um ambiente adequado, como um centro cirúrgico, com os equipamentos corretos, anestesistas e profissionais preparados para prevenir e até mesmo atender possíveis intercorrências.

Lipoaspiração não é Lipoaspiração HD?

VERDADE. Apesar do termo Lipo HD estar em alta, a cirurgia não é a mesma.

A lipoaspiração tradicional é uma técnica que consiste em eliminar a gordura

localizada abaixo da pele onde forma uniforme, sem se preocupar com a localização e contorno muscular. 

Já a Lipo HD é uma técnica de cirurgia plástica que faz a sucção de gordura localizada com mais precisão de uma determinada parte do corpo, promovendo uma definição maior dos contornos musculares do que a lipoaspiração tradicional.

A técnica não é indicada para pessoas que estão com sobrepeso e desejam melhorar algum aspecto do corpo e sim um aprimoramento das formas do corpo, sem grandes reduções de medida.

No entanto, pode-se associar ambas as técnicas com a lipoescultura, pois tanto na lipoaspiração quanto na Lipo HD são retiradas gorduras de uma área que podem ser injetadas em outras partes do corpo, como os glúteos, mama, deltóide, coxa, perna, por exemplo. 

A lipo é indicada para quem deseja emagrecer?

MITO. Esse é um erro muito comum. Mas, apesar do que alguns pensam, a lipoaspiração não é indicada para pessoas que pretendem perder peso.

Na verdade, ela é indicada para pessoas que desejam melhorar o aspecto de alguma região do corpo. O procedimento pode favorecer a sensação de emagrecimento porque durante o processo é retirada a gordura localizada para valorizar os contornos no corpo.

O pós-operatório é tranquilo?

VERDADE. Na maioria das casos, o período de recuperação é tranquilo, mas requer todos os cuidados durante o pós-operatório como qualquer outra cirurgia.

É comum sentir desconforto e inchaço por algumas semanas. Esses sintomas vão suavizando-se gradualmente com o uso da cinta modeladora e as drenagens linfáticas.

Durante a consulta o cirurgião deve passar as instruções pós-cirúrgicas, como cuidados, medicamentos e outras questões específicas sobre a região.  É importante procurar um cirurgião certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para alcançar o resultados desejados com segurança.

O resultado é permanente?

MITO. Após a cirurgia eliminar a gordura localizada, é importantíssimo levar hábitos saudáveis que auxiliem a manter os resultados. Uma dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos ajuda a evitar o ganho de peso e consequentemente, evitar a perda dos contornos conquistados.

Mas não se preocupe, o cirurgião plástico deve passar todas as orientações para manter os resultados. Vale ressaltar que a força de vontade do paciente é muito importante neste processo.

Conte com a Scipioni

Ficou interessado em realizar a lipoaspiração? Conte conosco! 

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma 

humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente. 

Entre em ​contato​ pelo nosso site e agende uma consulta. 

 

Compartilhar Post