Lifting Cervical: tudo sobre o rejuvenescimento do pescoço

Os sinais do envelhecimento são visíveis por todo o corpo, inclusive no pescoço. Conhecido como “papada”, esse problema se evidencia pela flacidez, excesso de pele e em alguns casos de gordura na região abaixo da mandíbula. Uma boa opção de tratamento é o lifting cervical. 

A papada ou queixo duplo pode causar grande desconforto, pois o excesso de tecido que sobra na área acaba prejudicando o contorno da face, o que confere na maioria dos casos uma aparência indesejada e baixa autoestima.

Neste artigo, vamos explorar o procedimento de lifting cervical para rejuvenescimento do pescoço, seu conceito, técnicas e os cuidados pós-operatórios. Boa leitura!

O que é Lifting Cervical?

O excesso de pele e/ou acúmulo de gordura na região abaixo da mandíbula é conhecido como papada ou queixo duplo. Esse problema pode ser resultado do ganho de peso, envelhecimento ou simplesmente genética.

Sem predominancia de sexo, a condição pode aparecer tanto em homens quanto mulheres. É mais vista a partir dos 35 anos de idade, quando a pele começa a perder colágeno de maneira mais acentuada, ficando mais fina, flácida e sem elasticidade. 

O lifting cervical é uma técnica que tem como objetivo corrigir a flacidez do pescoço.

O procedimento é uma boa opção para pessoas fisicamente saudáveis, não fumantes, e que tenham uma expectativa realista sobre os possíveis resultados.

Como é realizado?

As técnicas do lifting cervical podem variar de acordo com as especificidades do caso e o objetivo do paciente, mas elas podem incluir:

  • Lipoaspiração de mento;
  • Remoção do excesso de pele;
  • Reparação da flacidez muscular cervical.

Somente após a consulta e avaliação será determinada a técnica ou a combinação delas. Elas também podem ser feitas de forma individual, em situações específicas.

As incisões costumam ser feitas na região do contorno das orelhas, ficando extremamente sutis, sendo estrategicamente planejadas para que fiquem imperceptíveis, escondidas pelos cabelos. 

O procedimento de lifting cervical pode ser feito com sedação local ou geral, dependendo de cada caso, e dura em média cerca de 2 horas, sem contar com o tempo de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

Seu cirurgião plástico indicará o método anestésico mais conveniente para você. O resultado final é o mesmo. 

Após a cirurgia, a paciente pode ficar em internação entre 12, 24 e 36 horas, dependendo das suas necessidades.

A cirurgia de lifting cervical geralmente é associada ao lifting facial, um procedimento cirúrgico que tem como objetivo suavizar os sinais de envelhecimento da face, como flacidez, rugas, sulcos, excesso de gordura, entre outros, proporcionando um rejuvenescimento às regiões tratadas.  

Veja também: Lifting Facial: 8 coisas que você precisa saber sobre o procedimento

Quando os resultados aparecem? 

Os resultados do lifting cervical aparecerão conforme o inchaço e os hematomas vão desaparecendo. As linhas de incisão podem começar a suavizar em alguns meses, esse processo varia conforme o organismo de cada paciente. 

Cuidados na recuperação

Após a cirurgia finalizada, o médico deverá cobrir as incisões com uma bandagem, delicadamente colocada para minimizar o inchaço e os hematomas da região. A maioria dos  pontos serão retirados entre 8 e 12 dias.

Instruções pós-cirúrgicas como cuidados, medicamentos e outras questões específicas sobre a região e saúde no geral, devem ser esclarecidas na consulta com o cirurgião plástico. 

O ideal é que você:

  • Evite molhar o couro cabeludo nos primeiros dias;
  • Evite sol, vento e friagem por cerca de oito dias;
  • Obedeça à prescrição médica;
  • Tenha uma alimentação equilibrada;
  • Não fume;
  • Beba bastante água;
  • Volte ao consultório na data estipulada.

Além disso, adaptar-se a um estilo de vida mais saudável, caso você não leve um, auxilia a prolongar os resultados, o que inclui exercícios físicos, alimentação saudável, deixar de fumar, entre outros hábitos que podem ser recomendados pelo seu médico.

Para alcançar resultados satisfatórios, é fundamental procurar um profissional de confiança certificado pela ​SBCP ​(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). 

Confira: Rejuvenescimento facial: 6 tratamentos para uma pele jovial

 Conte com a Scipioni

A equipe da Scipioni é composta por profissionais qualificados e especializados para realizar procedimentos, diagnósticos, tratamentos e abordagens clínicas de forma humanizada, com foco na segurança, conforto e bem-estar do paciente.

Entre em contato pelo número (48) 99116-1001 e agende uma consulta.

Compartilhar Post