Uso de Protetor Solar e Vitamina D

 

 

Uso de Protetor Solar e Vitamina D

Uso de Protetor Solar e Vitamina D

A vitamina D é importante para os nossos ossos e outras funções do corpo, mas alguns “gurus” da saúde continuam a chamá-la de “a vitamina do sol” e sugerir que as pessoas precisam de 10 a 30 minutos de exposição ao sol sem proteção diária.

 

Eles argumentam que o sol é “a forma mais natural” de se obter vitamina D e  que protetor solar impede a síntese de vitamina D, o seu uso pode diminuir seus níveis de vitamina D.

 

Embora seja uma verdade que seu corpo faz a vitamina D quando a pele está diretamente exposta à luz UV, o sol não iria dar-lhe o suficiente de vitamina D sem elevar seu risco de ter um câncer de pele ou acelerar o envelhecimento da sua pele no processo. Você poderá obter mais vitamina D, se você vive próximo a linha do  Equador, onde o sol é mais forte, mas nesse caso, você definitivamente vai ter câncer de pele.

 

Usar protetor solar em si não vai fazer você deficiente em vitamina D. Um grande número de pessoas que jamais usou filtro solar possuem baixos níveis de vitamina D quando fazem sua dosagem sanguínea.

 

Nem os médicos nem os Institutos Nacionais de Saúde recomendam ignorar a proteção solar em prol da produção de vitamina D, pois isso seria inconsequente e exporia as pessoas a um risco de ter uma doença que mata, o melanoma.

 

Há um monte de pessoas que são viciadas em sol e usam a desculpa da vitamina D para ter um álibi para ir ao sol.

 

Se você esta legitimamente preocupado com o quanto de vitamina D que você está recebendo, você deve saber que especialistas em nutrição afirmam o quanto é difícil ter níveis suficientes de vitamina D somente com alimentação.

 

Portanto se você está preocupado com seus níveis de vitamina D, faça um exame de sangue, e se sua vitamina D estiver baixa você pode tomar 1.000 UI diárias pois esse montante não vai prejudica-lo.

 

Saiba que num país tropical como o nosso, a exposição não intencional (sem banho de sol) com algumas áreas expostas como mãos, pernas, pescoço e colo de 5 a 10 minutos ao dia no horário das 11 às 15 horas já é o suficiente para metabolizar vitamina D. Portanto se você transita no sol  neste horário por 5 a 10 minutos você não precisa se expor mais  ao sol para fazer vitamina D.