Conheça as plásticas mais comuns para a área do rosto

Conheça as plásticas mais comuns para a área do rosto

Cada vez mais os brasileiros optam pela cirurgia plástica em busca da beleza. O desejo de ter um rosto bonito, simétrico, acabar com as imperfeições e apagar as marcas do tempo, faz com as pessoas esqueçam o medo do bisturi e procurem as clínicas de cirurgia plástica para fazer as pazes com o espelho.
Mas na hora de pesquisar sobre os procedimentos, muita gente fica em dúvida de que tipo de cirurgia deve fazer para corrigir os problemas. Além disso, tem a insegurança quanto a cirurgia, a cicatriz, os resultados e a recuperação.
Para acabar de vez com todos os mitos, vamos esclarecer como funcionam os procedimentos de cirúrgicos no rosto, a parte mais delicada – e uma das mais importantes – de nosso corpo.

Puxa e estica

Para combater rugas e flacidez, os procedimentos mais indicados são os liftings, isto é, os “levantamentos” de pele. A videocirurgia de face é uma técnica com excelentes resultados e nenhum corte na face. Por três pequenos cortes de 1 cm no couro cabeludo é introduzida uma microcâmera. Assim é possível corrigir sombrancelhas caídas, rugas de expressão, pregas no canto da boca, elevação do canto externo dos olhos, entre outros. O melhor é que as cicatrizes quase não podem ser percebidas, já que podem ser escondidas com o cabelo quando ainda estão um pouco aparentes. Associa-se muito esta técnica com os enxertos de gordura em sulcos e malares.
No minilifting são feitas incisões ao redor da orelha, esticando a pele em toda a região do rosto abaixo da linha dos olhos.

Pálpebras caídas

Mais do que necessidade estética, retirar o excesso de pele das pálpebras pode ser fundamental para pessoas que têm a visão prejudicada por isso. Independente do motivo, a cirurgia é chamada de blefaroplastia convencional e é feita depois do médico marcar o trecho da pele das pálpebras que será retirado, deixando a cicatriz escondida na dobra da pele da pálpebra. Depois que parte da pele é retirada são feitos os pontos. Para ter uma boa recuperação é ideal que sejam feitas compressas geladas de camomila nos primeiros dias para que sejam reduzidos hematomas e inchaço. Caso o paciente tenha contato com o sol nos dias posteriores à cirurgia, é indispensável que ele use chapéu e óculos escuros.

Bolsa embaixo dos olhos

O olhar abatido, de cansaço, pode chegar ao fim com a blefaroplastia transconjuntival. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que as bolsas de gordura são retiradas através de uma incisão na conjuntiva, por dentro do olho, que é fechada com uma sutura absorvível pelo organismo.
O paciente que se submeter a essa cirurgia precisa saber que a técnica transconjuntival não retira o excesso de pele. Para tal, é indicada a blefaroplastia convencional associada a retirada das bolsas.

O fim da papada

O lifting cervical é o que você precisa para acabar com qualquer vestígio de papada. Através de dois pequenos cortes (que praticamente não deixam cicatrizes), um 3 cm abaixo do queixo e outro na frente da orelha, estica-se a pele e a musculatura.
Para retirar o excesso de gordura na região pode-se também recorrer à lipoaspiração, que deve ser feita durante o liffiting do pescoço, com anestesia geral, sedação ou anestesia local. A cicatriz fica abaixo do lóbulo da orelha ou no sulco do queixo. A marca não passa de 2,5 cm.

Maçãs do rosto, queixo e lábios

As mulheres que desejam ter as maçãs do rosto aumentadas podem fazer um preenchimento da região com próteses de silicone. O silicone tem forma semelhante à do osso malar e pode ser de vários tamanhos. Só é preciso tomar cuidado para não deixar o visual muito artificial. Também pode-se recorrer a preenchimentos com gordura, ácido hialurõnico e PMMA.

Quando falamos do queixo, sabemos que trata-se de uma parte bastante delicada do rosto, que contribui para a harmonia facial. Algumas pessoas recorrem a mentoplastia para corrigir imperfeições no queixo. Coloca-se a prótese (de silicone) abaixo do músculo por uma pequena incisão. Neste caso também podem ser usados preenchimentos com gordura, ácido hialurõnico e PMMA com excelentes resultados.