Preenchimentos Faciais

O envelhecimento cutâneo (da pele) é causado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (sol, cigarro, stress, má alimentação e demais maus hábitos). À medida que passa o tempo existe uma atrofia da epiderme e da derme com renovação celular diminuída, camada córnea (de células mortas) espessa, distribuição irregular do pigmento, diminuição da atividade celular dos fibroblastos com conseqüente diminuição de fibras colágenas e elásticas. Visualmente isto se traduz em flacidez de pele, manchas escurecidas, rugas e sulcos pronunciados.

O que é um preeenchimento?

É a injeção intradérmica (na pele) ou subdérmica (abaixo da pele) de algum material biocompatível para tratamento de lesões deprimidas como rugas e sulcos decorrentes do envelhecimento da pele ou de características geneticamente herdadas, cicatrizes ou depressões pós-traumáticas e diminuição da gordura subdérmica causada por envelhecimento, doenças (diabetes melitus e Aids) ou medicações (corticóides, antiretrovirais e insulina) com a função tanto de preencher o espaço quanto de estimular as fibras colágenas.

Que substâncias são usadas para preenchimentos?

As substâncias utilizadas não devem ser alergênicas, nem teratogênicas, nem carcinogênicas (que causam câncer), nem pirogênicas (que causam febre). Também não devem migrar para outras regiões e não causar ou desencadear doenças.

As substâncias podem ser absorvíveis, tendo uma durabilidade de resultado de 4 a 24 meses no local injetado. Lentamente, essas substâncias são absorvidas e excretadas pelo organismo. Já as substâncias definitivas permanecem no local aplicado pelo resto da vida.

Como é realizado um preenchimento?

As substâncias são injetadas na pele ou abaixo dela por meio de agulhas ou cânulas flexíveis (agulhas muito finas sem ponta cortante) na quantidade ideal para amenizar ou fazer sumir a ruga, sulco, cicatriz ou depressão cutânea. Conforme o tipo de substância poderá ser necessária mais de uma aplicação.

Que tipo de anestesia é utilizada?

A anestesia pode ser tópica, que consiste em um gel ou creme anestésico passado na pele do local da aplicação; ou local infiltrativa, que é uma solução anestésica injetada por meio de seringa e agulha no local da aplicação.

Quais são as reações após o preenchimento?

Poderá ocorrer inchaço de leve a moderado na região preenchida nas primeiras 48 horas; desconforto ou dor leve, porém não são necessários analgésicos; vermelhidão logo após a aplicação e equimoses (manchas arroxeadas) que são tratadas com gel específico no local, sumindo em alguns dias.

Raramente poderá ocorrer sangramento com formação de hematoma ou infecção local, nesses casos, o tratamento é feito com antibióticos, antivirais ou antifúngicos conforme necessidade.

Quais são as indicações dos preenchimentos?

Os preenchimentos são indicados em rugas, sulcos, cicatrizes ou depressões da pele ou tecido celular subcutâneo que causem alterações inestéticas ou envelhecimento. São estes: sulcos nasogenianos pronunciados, pequeno volume labial, assimetria labial, rugas perorais (ao redor da boca), rugas glabelares (entre as sobrancelhas), rugas mentonianas (no queixo), aumento de mento (de queixo), aumento da região malar (região da bochecha), comprometimento, irregularidades ou assimetrias de contorno facial, cicatrizes de acne, deformidades nasais (de nariz) e outras depressões causadas por acidentes ou traumas.

Cuidados após preenchimentos?

Deve-se evitar atividade ou esforço físico, exposição solar, manipular ou molhar o local do implante nas primeiras 12 horas após o preenchimento. Não podem ser usados cremes, géis ou maquiagem no local nas primeiras 12 horas, a não ser que os mesmos sejam indicados pelo médico. Deve-se fazer gelo local nas primeiras 4 horas a fim de reduzir o inchaço.

Contra-indicações

Não devem ser realizados preenchimentos em regiões que contenham algum tipo de infecção, também não poderão realizar o preenchimento pessoas com conhecida alergia às substâncias utilizadas, que estejam grávidas, amamentando ou que não tenham indicação para o mesmo.

A equipe da Scipioni está disponível para tirar todas as suas dúvidas a respeito dos tratamentos da clínica.
É imprescindível fazer uma avaliação individual para verificar as necessidades, os riscos, os benefícios e os métodos adequados de solucionar qualquer problema ou insatisfação estética.
Entre em contato conosco e saiba mais.