Hirsutismo (Excesso de Pêlos)

O QUE É?

O hirsutismo refere-se ao excesso de pêlos em áreas dependentes de andrógenos (hormônios masculinos), como ocorre na região supralabial, mento (queixo), tórax (peito), abdome e coxas. Nestes locais encontram-se velus ou lanugos (pêlos muito finos e claros), que se transformam em pêlos terminais (pêlos grossos, escuros, compridos e/ou encaracolados) pela ação de andrógenos.

COMO DETECTAR O PROBLEMA?

Pêlos grossos, escuros, compridos e/ou encaracolados nas regiões acima descritas são as principais características desse distúrbio. Outros sintomas que podem acompanhar esse são: acne (espinhas) facial com piora pré-menstrual, oleosidade de pele e raiz do cabelo, queda de cabelo, obesidade principalmente na região de abdome, manchas enegrecidas em axilas, virilhas e cervical e/ou irregularidade do ciclo menstrual.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESSE DISTÚRBIO?

As causas mais freqüentes passíveis de identificação são: distúrbios ovarianos (síndrome policística ovariana, menopausa, tumores produtores de andrógenos); distúrbios da glândula supra-renal (hiperplasia, síndrome de cushing, adenomas ou tumores); obesidade; uso de algumas medicações e hereditariedade.

COMO É ESSE TRATAMENTO?

O tratamento pode ser sistêmico e/ou local. O tratamento sistêmico faz-se através do uso de medicações que serão indicadas de acordo com a causa do problema. Podem ser: anticoncepcionais adequados; medicações com função antiandrogênica (que provocam diminuição dos hormônios masculinos), ou que bloqueiam os receptores desses hormônios no folículo piloso. A diminuição do peso é outra forma de tratamento.

O tratamento local se faz com métodos de depilação transitórios (cera, aparelho de barbear, creme depilatório) ou definitivos (eletrólise, laser, luz intensa pulsada).

O TRATAMENTO TEM BONS RESULTADOS?

Na maioria dos casos sim, obviamente os resultados dependem da causa e das medicações utilizadas e sempre serão melhores se associados tratamentos sistêmicos ao tratamento local com laser.

A equipe da Scipioni está disponível para tirar todas as suas dúvidas a respeito dos tratamentos da clínica.

É imprescindível fazer uma avaliação individual para verificar as necessidades, os riscos, os benefícios e os métodos adequados de solucionar qualquer problema ou insatisfação estética.