Depilação a Laser

O que é depilação a laser?

Depilação a lazer é um método que se utiliza do princípio de Fototermólise Seletiva para, através de uma luz com características específicas, eliminar definitivamente estruturas essenciais que geram os pêlos.

Como funciona?

Os folículos pilosos – estruturas que produzem os pêlos e cabelos – possuem regiões localizadas próxima às raízes dos pêlos chamadas bulgi pilosa e papila dérmica. Nestas regiões encontram-se células que são encarregadas de gerar um novo pêlo sempre que este for arrancado. Quando se aplica o laser sobre o pêlo, a luz do laser é absorvida pela sua coloração escura (melanina) e transferida até a papila dérmica e a bulgi pilosa. A luz gera calor e promove a destruição destas células, impedindo a formação de um novo pêlo.

Qual a indicação?

O tratamento pode ser realizado em qualquer pessoa com pêlos castanhos e/ou pretos e em qualquer região do corpo. É indicado para as áreas em que existe foliculite (pêlos encravados) ou que tendem a inflamar e manchar após depilação convencional; e ainda para pessoas com excesso de pêlos (hirsutismo).

Cuidados pré-procedimentos

  • A região a ser depilada com laser não poderá ter seus pêlos arrancados com qualquer método pelo menos 15 dias antes do procedimento, o ideal é não arrancar os pêlos 30 dias antes.
  • Você poderá utilizar lâmina de barbear ou creme depilatório, desde que no dia da sessão os pêlos estejam visíveis.
  • O intervalo entre uma sessão e a outra deverá ser de no mínimo 30 dias.
  • Durante todo o período do tratamento, o ideal é não expor a área tratada ao sol ou fazer bronzeamento artificial no local da depilação.
  • Se o local a ser depilado estiver constantemente exposto aos raios solares, como o caso da face, é necessário fazer uso diário de filtro solar FPS 30 e PPD (proteção UVA) pelo menos 10 ou mais.

O procedimento é dolorido?

A sensação durante a aplicação do laser é de ardência leve e persiste em torno de 30 minutos. Para aliviar, pode-se utilizar um gel ou creme anestésico, bem como analgésicos, se for necessário.

 

Como fica a pele após a depilação a laser?

Logo após a aplicação do laser a pele do local fica avermelhada, principalmente ao redor do pêlo tratado, durante aproximadamente 4 horas. Os pêlos desaparecem ou ficam como pequenos pontos escuros que irão cair do folículo naquela semana, ou em aproximadamente 20 dias quando estes forem muito grossos e escuros.

Pode ocorrer, se a pele da região estiver manchada ou for de uma coloração mais escurecida, a formação de pequenas e finas crostas (cascas) no dia seguinte após a depilação da área. Essas crostas são superficiais e saem sem deixar cicatrizes ou marcas.

Cuidados pós-procedimento

  • Não usar roupas excessivamente justas ou de tecidos ásperos. Se a região depilada for a virilha ou a vulva, é recomendado o uso de calcinha de algodão com costuras finas e delicadas.
  • Não se deve praticar qualquer tipo de atividade física após a depilação a laser no decorrer daquele dia.
  • Tomar banho com água morna e não quente.
  • Não utilizar qualquer produto no local além de filtro solar ou cremes indicados pelo profissional que fez o procedimento.

Quantas sessões são necessárias?

São necessárias no mínimo duas sessões. Em geral, com 4 sessões consegue-se um resultado superior a 60% de eficácia, chegando a 90% de eliminação dos pêlos quando a pele está bem clara e o pêlo for bem escuro. Em alguns casos será necessário um número maior de sessões.

A depilação é permanente?

Nenhum equipamento de laser ou luz pulsada existente é capaz de realizar total e completa eliminação definitiva de todos os pêlos da área tratada. Bons equipamentos conseguem a eliminação definitiva de 60 a 90% dos pêlos da área tratada com 2 a 6 sessões. No entanto, os pêlos restantes adquirem características favoráveis, pois ficam mais claros, finos e com menor risco de infecções ou inflamações.

Contra-indicações

O laser é contra-indicado em casos de gravidez, sobre tatuagens ou manchas castanhas e sobre pêlos excessivamente claros e/ou brancos, pois o laser não funciona.

É imprescindível fazer uma avaliação individual para verificar as necessidades, os riscos, os benefícios e os métodos adequados de solucionar qualquer problema ou insatisfação estética.

A equipe da Scipioni está disponível para tirar todas as suas dúvidas a respeito dos tratamentos da clínica.