Preenchimentos com Ácido Hialurônico

Os preenchimentos injetáveis com ácido hialurônico são umas das técnicas de rejuvenescimento facial mais populares. À medida que envelhecemos, os tecidos subjacentes que mantêm nossa pele com aparência jovem e firme começam a se romper devido aos efeitos da gravidade, exposição ao sol, dieta, fatores genéticos e anos de movimento dos músculos faciais. Com o tempo, esses fatores contribuem para o desenvolvimento de linhas, rugas e vincos na face.

Onde as rugas se formam?

Sua pele é constituída por duas camadas conhecidas como epiderme e derme. A epiderme é a defesa principal da pele diante do ambiente. A derme, ou camada mais profunda da pele, é composta principalmente de tecido conjuntivo e proporciona à pele uma rede de suporte. A maioria das rugas faciais e vincos mais profundos ocorre na camada dérmica da pele.

ácido hialurônico

O que provoca as rugas?

Dentro do tecido conjuntivo da derme, o colágeno e as fibras de elastina formam uma rede que proporciona a estrutura, o suporte e a elasticidade da pele. Além disso, as células de gordura e outras moléculas, como o ácido hialurônico, ajudam a criar volume sob a pele facial. Com o tempo, essa rede de colágeno e fibras de elastina se rompem e as moléculas de ácido hialurônico e as células de gordura que criam volume ficam depauperadas. Em conjunto, a decomposição dessas moléculas resultam em rugas e em outras alterações na pele facial. Quando usado como tratamentos individuais ou com outros procedimentos, os preenchimentos injetáveis podem reduzir ou eliminar as rugas, sulcos e cicatrizes, preencher lábios e tratar a lipoatrofia, ou perda de gordura sob a pele. Com um período de inatividade e resultados quase imediatos, os preenchimentos injetáveis propiciam um método seguro e eficaz para a recuperação de uma aparência mais suave e mais jovem.

Noções básicas sobre os preenchimentos com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula complexa de açúcar que ocorre naturalmente e que forma grandes matrizes no tecido conectivo do corpo, como a pele e a cartilagem. Muito parecida com uma esponja, sua principal função é aglutinar e absorver as moléculas de água, que criam volume no rosto. Em geral, os preenchimentos com ácido hialurônico são usados para tratar as rugas e vincos faciais e para realçar a aparência dos lábios. Um dos tratamentos de preenchimento dérmico disponíveis de maior crescimento, os preenchimentos com ácido hialurônico agem substituindo o ácido hialurônico no corpo que se exauriu com o tempo, restaurando o volume sob a superfície da pele.

Tipos de preenchimentos com ácido hialurônico

Existem várias marcas de preenchedores de ácido hialurônico atualmente. Esses preenchedores diferenciam-se um do outro na origem do ácido hialurônico, que pode ser de origem animal ou sintetizado em laboratório, o cross-linked utilizado em sua fabricação e a quantidade de ácido hialurônico por ml. Portanto, as diferentes marcas de ácido hialurônico proporcionam resultados de volumização, durabilidade  e segurança variável. Geralmente, os preenchimentos com ácido hialurônico são biocompatíveis, o que significa que testes cutâneos de alergia não são necessários antes do tratamento.

Preparação para o procedimento

Dependendo da extensão do tratamento, em geral, os procedimentos de injeção de ácido hialurônico duram entre quinze e sessenta minutos. Antes do início do seu procedimento, as áreas do tratamento serão limpas, geralmente usando-se um produto de limpeza facial à base de clorexidine. Alguns ácido hialurônico já possuem anestésico na sua formulação, minimizando a dor no momento da aplicação. Um anestésico local ou tópico pode ser usado para anestesias a área do tratamento durante o procedimento.

Procedimento para a injeção de ácido hialurônico

Usando uma agulha ultrafina ou uma cânula, o ácido hialurônico é injetado na derme, hipoderme ou supraperiostal em vários pontos ao longo da extremidade da área do tratamento. O médico continuará a injetar o preenchimento ao longo da extensão das rugas ou vincos até que a correção máxima tenha sido alcançada. Se uma anestesia local não tiver sido usada, é possível sentir alguma ardência secundária proveniente das injeções. À medida que as moléculas de ácido hialurônico injetadas atraem e aglutinam as moléculas de água, o volume sob da pele aumentará, devolvendo uma aparência mais suave e mais jovem.

Recuperação da injeção de ácido hialurônico

Imediatamente após as injeções, é possível sentir alguma vermelhidão, leve ardência, inchaço secundário ou hematomas na área do tratamento. Geralmente, esses sintomas desaparecem em dois a três dias. Não é necessário bandagem e a maioria das pacientes está apta a retomar as atividades normais imediatamente após o tratamento.

Resultados da injeção de ácido hialurônico

Com o tempo, o corpo acabará por absorver e metabolizar o ácido hialurônico injetado. Portanto, embora os efeitos sejam imediatos, as injeções de ácido hialurônico não proporcionam os mesmos resultados duradouros que podem ser obtidos com a cirurgia estética. Os resultados variam de 12 a 24 meses conforme o produto utilizado e características individuais.

LOGOTIPO SCIPIONI_small

Arquivos para download